Coimbra  24 de Dezembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

DGS alerta que frio aumenta risco de agravamento de doenças crónicas

24 de Dezembro 2025 Jornal Campeão: DGS alerta que frio aumenta risco de agravamento de doenças crónicas

Por conta do frio que se faze sentir nestes próximos dias, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a população a proteger-se. A entidade lembra que a descida das temperaturas aumenta o risco de doenças crónicas e, por isso, recomenda aos cidadãos que evitem mudanças bruscas de temperatura, se vistam por camadas, protejam as extremidades com gorro, luvas e meias quentes e usem calçado antiderrapante para evitar quedas.

Manter a pele hidratada, sobretudo, a cara, mãos e lábios, beber água e bebidas quentes e comer sopa são outras das indicações da DGS. Por outro lado, o consumo de álcool deve ser evitado, já que “cria uma falsa sensação de calor e aumenta o risco de hipotermia”.

Os conselhos estão publicados na página da internet do organismo e surgem numa altura em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê dias frios, com alguns distritos da região Norte a registarem temperaturas negativas. A população deve, assim, fazer “refeições mais frequentes, encurtando as horas entre elas”, e aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, como frutas e hortícolas.

A DGS apela também a uma especial atenção para com os mais vulneráveis, nomeadamente, “crianças pequenas, pessoas idosas, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre ou pessoas em situação de isolamento ou sem-abrigo”. Recomenda igualmente a confirmar se os medicamentos e alimentação disponíveis são suficientes.