Coimbra  25 de Dezembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cozinha Solidária da Intregrar em Coimbra não deixa ninguém sem comida no Natal

24 de Dezembro 2025 Jornal Campeão: Cozinha Solidária da Intregrar em Coimbra não deixa ninguém sem comida no Natal

A Cozinha Solidária da Integrar, a funcionar na Rua Martins de Carvalho, nº 80, em Coimbra, está de portas abertas nos dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2026, entre as 11h00 e as 12h00, a fim de garantir que nenhum dos beneficiários fica sem apoio nesta época especial.

As refeições serão servidas em regime de take-away, à semelhança do que acontece todos os dias do ano, sem excepção.

De referir que a Cozinha Solidária da Integrar é o único serviço de apoio alimentar a funcionar todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos, feriados e épocas festivas (Natal, Ano Novo, Páscoa), procurando dar resposta a todas as situações que chegam diariamente.

Para além dos funcionários e colaboradores que se encontram de serviço para providenciar a preparação, confecção e distribuição das refeições, a Integrar conta com um conjunto de voluntários que, mesmo em épocas especiais, estão disponíveis para ajudar.

De salientar que o Voluntariado na Cozinha Solidária assume uma importância extrema dado que, todos os dias, contam com apoio voluntário na dinâmica da Cozinha e também nas Campanhas de Recolha de Alimentos.

Actualmente, a Integrar conta com 13 voluntários individuais na Cozinha Solidária e 10 grupos de voluntários que, diariamente, dão o seu tempo às nossas causas.

A Cozinha Solidária serviu 10.639 refeições em 2023, 11.664 em 2024 e, até Novembro deste ano 13.073, verificando-se assim um aumento das necessidades de quem procura o apoio da Integrar.

A Associação Integrar é uma IPSS, sediada em Coimbra, que tem como principal objectivo o desenvolvimento de acções de solidariedade social, na lógica da igualdade de oportunidades, da emancipação e integração das populações desfavorecidas e da justiça social e igualdade entre os indivíduos. Promove e dinamiza actividades de protecção à Infância e Juventude, Família, Comunidade, População Ativa, Idosos, Deficientes e Populações Desfavorecidas, cooperando com organismos oficiais e particulares.