Na primeira semana de funcionamento, a nova funcionalidade digital de triagem respiratória da app SNS24 registou mais de 9.700 triagens. Dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), – divulgados à agência Lusa -, dão conta de que, entre os dias 4 e 11 deste mês, verificaram-se “mais de 9.700 triagens concluídas”, o que corresponde a cerca de 18% de todas as triagens respiratórias realizadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) no mesmo período.
Os SPMS indicam ainda que metade das pessoas triadas foram encaminhadas para os cuidados primários, tendo sido “agendadas directamente mais de 2.000 consultas para as Unidades Locais de Saúde”. Além disso, 23% dos utentes triados foram aconselhados a permanecer em autocuidados em casa, 20% foram encaminhados para os serviços de urgência, e 0,5% para o INEM.
De acordo com os SPMS, o número de triagens demonstra, assim, “uma adesão muito significativa por parte dos utentes”, sendo que este canal tem sido procurado, sobretudo, por jovens: “36% entre os 18 e 29 anos, e 24% entre os 30 e 39 anos”. Em termos de género, do total de triagens concluídas, 66% foram realizadas por mulheres.
“Estes primeiros resultados confirmam que [a nova funcionalidade] está a contribuir para melhorar o acesso, reforçar a capacidade de resposta e garantir um atendimento seguro, apoiado por profissionais do SNS 24, sempre que necessário”, sublinham os SPMS.
Recorde-se que a nova funcionalidade de Triagem Digital da app SNS24 insere-se no âmbito do “Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno”, e permite avaliar, de forma segura, os sintomas respiratórios agudos, propondo o encaminhamento para o nível de cuidados mais adequado. O objectivo passa por dar uma resposta mais rápida e eficiente aos utentes.