Coimbra  22 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Magia do Natal ilumina Coimbra até ao Dia de Reis

22 de Novembro 2025 Jornal Campeão: Magia do Natal ilumina Coimbra até ao Dia de Reis

Coimbra inaugurou a iluminação de Natal, num momento simbólico que juntou autarcas e centenas de pessoas que encheram a Baixa da cidade.

A iluminação de Natal marca oficialmente o início da época natalícia, que se prolonga até 6 de Janeiro e que pretende atrair visitantes, dinamizar o comércio local e reforçar a vivência festiva no concelho.

“A iluminação de Natal é muito mais do que as luzes que embelezam a nossa cidade. É um momento de encontro, de partilha e de celebração, que transforma Coimbra num espaço mágico, proporcionando a todos nós, e a quem nos visita, momentos de alegria e de memória afectiva e colectiva”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa.

Depois da chegada do Pai e da Mãe Natal à Praça 8 de Maio, ao fim da tarde de sexta-feira, o ambiente ganhou ainda mais cor com o concerto que inaugurou a programação. O Coro da Escola de Música São Teotónio e o Coimbra Gospel Choir, da Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra, apresentaram um repertório natalício que ecoou pela Baixa e recebeu forte aplauso da população.

A iluminação estende-se por vários quilómetros e percorre Coimbra desde a frente ribeirinha ao Convento São Francisco, passando pelo Rossio de Santa Clara, Portagem, Baixa, Quebra Costas, Mercado Municipal D. Pedro V, Praça da República, Celas e Solum. Um percurso contínuo que desenha um mapa festivo e transforma as ruas em cenários de luz, cor e tradição, convidando a passeios ao final da tarde e às compras de Natal no comércio local.

Horários prolongados até ao novo ano

As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de Janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.

A iniciativa representa um investimento municipal de 121.613 euros e pretende reforçar a atractividade turística da cidade nesta época, valorizando o comércio tradicional e estimulando a vivência da Baixa e das várias zonas comerciais.