Coimbra  13 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico e CIM de Coimbra debatem gastronomia e turismo na economia regional

13 de Novembro 2025 Jornal Campeão: Politécnico e CIM de Coimbra debatem gastronomia e turismo na economia regional

“INSPIRA 2025: Hub de Investigação em Gastronomia e Turismo, by Coimbra Região Gastronómica” é o tema do seminário que decorrerá sexta-feira, dia 14, na Sala Mondego do Convento São Francisco.

A iniciativa, do Instituto Politécnico e da Comunidade Intermunicipal, está integrada no projecto “Coimbra, Região da Gastronomia” e tem como objectivo dar a conhecer propostas, iniciativas e instituições científicas dedicadas à investigação nas áreas da Gastronomia e do Turismo.

O encontro destaca a importância da valorização do património regional e o contributo da investigação e do conhecimento aplicado para o desenvolvimento económico sustentável.

Organizado em parceria com o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Pólo de Coimbra (CITUR), o encontro reúne investigadores, representantes institucionais e entidades do sector turístico e gastronómico, nacionais e internacionais.

O programa integra painéis temáticos dedicados à inovação, à sustentabilidade e à valorização do património gastronómico regional, para promover o debate e a partilha de experiências entre os diferentes agentes do território.

O INSPIRA 2025 tem como objectivo estimular a criação de redes de colaboração e comunicação entre a Academia, o sector produtivo e as instituições regionais. O encontro incentiva a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para reforçar a Gastronomia e o Turismo enquanto factores de identidade e competitividade económica da Região de Coimbra.

Financiado através da Linha +Interior Turismo do Turismo de Portugal, o projecto “Coimbra, Região da Gastronomia” visa promover o conhecimento e reforçar a atractividade do património gastronómico e produtos regionais, afirmando a Gastronomia como um elemento diferenciador da oferta turística e cultural do Centro de Portugal.