Um mês após as eleições autárquicas desfez-se o impasse e foi constituído o executivo da Junta de Freguesia de São Silvestre, no concelho de Coimbra, com elementos de três forças políticas.
A Junta de Freguesia é presidida por Fernanda Antunes, eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS, Livre, PAN e movimento Cidadãos por Coimbra) e integra Elisabete Silvestre (eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra) e Fernando Cortesão (eleito pelo Chega)
A Mesa da Assembleia de Freguesia será presidida por um eleito da coligação Avançar Coimbra, com a participação de eleitos do Juntos Somos Coimbra e/ou do Chega.
Nas autárquicas de 12 de Outubro, os resultados eleitorais para a Assembleia de Freguesia de São Silvestre foram os seguintes: Avançar Coimbra – 40,9% (4 eleitos); Juntos Somos Coimbra – 30,1% (3 eleitos); Chega – 17,8% (2 eleitos).
Para Elisabete Silvestre e Fernando Cortesão, que passam a integrar o executivo da Junta de Freguesia presidida por Fernanda Antunes, “esta é a solução que foi discutida, acordada e formalmente assumida”.
“Sempre estivemos disponíveis para integrar o executivo, desde o primeiro convite. Sempre estivemos disponíveis para cooperar com a presidente Fernanda Antunes. Sempre defendemos estabilidade, diálogo e respeito total pelo voto da população” – referem, para esclarecer que “nunca aceitarão ignorar a vontade dos fregueses, anular votos e substituir acordos assumidos por decisões de última hora”.
Para aquele dois eleitos, a mensagem é “respeitar o voto das pessoas, garantir um executivo plural, legítimo e estável, trabalhar já, sem mais atrasos”.