Martim Arnaut Syder anunciou esta quarta-feira que é candidato à presidência da Comissão Política Concelhia do PSD de Coimbra, uma semana após Lídia Pereira ter anunciado a candidatura.
Sob o lema “Renovar Coimbra”, a candidatura de Martim Syder tem como mandatário o Professor Jorge Alves Correia, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e assessor jurídico do Primeiro-Ministro.
“Renovar Coimbra é abrir o partido às novas gerações, unir quem tem experiência com quem traz nova energia, e construir uma alternativa sólida à actual governação municipal. Quero um PSD coeso, aberto à sociedade civil e preparado para vencer” – afirma Martim Syder.
A candidatura refere que conta já com o apoio de centenas militantes do PSD e da JSD, reflectindo “a diversidade e vitalidade do partido no concelho”.
Entre as prioridades destacam-se “a criação de núcleos de freguesia, reforçando a presença do PSD em todo o concelho de Coimbra, e a constituição de um Conselho Estratégico de Opinião, que envolverá personalidades e especialistas locais na definição de propostas e soluções para o futuro do município”.
Deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Coimbra, Martim Arnaut Syder tem 30 anos, é licenciado em Economia e mestre em Finanças, tendo integrado as XVI e XVII legislaturas. É membro da Assembleia Parlamentar da NATO
Apoios de Lídia Pereira
Recorde-se que a eurodeputada Lídia Pereira já anunciou que é candidata à presidência da Comissão Concelhia de Coimbra do PSD, com o apoio de antigos timoneiros da Câmara local e dos líderes concelhio e distrital da JSD.
Lídia Pereira declara-se “sempre disponível para o partido e para a cidade”
e destaca que “Coimbra precisa de um PSD forte, preparado e com visão para o futuro.”
A candidatura conta com o suporte dos antigos líderes do Município neste século, Carlos Encarnação e João Paulo Barbosa de Melo, a par do dos ex-presidentes da Concelhia social-democrata Nuno Freitas e Carlos Lopes (anteriores ao cessante, João Francisco Campos).
A decisão de avançar para a liderança concelhia do PSD de Coimbra, tomada na sequência de apelos de vários militantes e dirigentes locais após a derrota sofrida pelo partido nas recentes eleições autárquicas, conta, desde já, com o apoio dos actuais presidentes das freguesias de Santo António dos Olivais e Antanhol/Assafarge, Francisco Rodeiro e António Teodoro, respectivamente.
“A revitalização do PSD em Coimbra necessita do contributo de todas as gerações; é altura de aprendermos com quem já venceu e integrar os mais novos, pelo que os apoios de militantes históricos (como Alfredo Castanheira Neves, José Simão e Francisco Andrade) muito me honram ao representarem a abrangência desta candidatura e do PSD”, declarou Lídia Pereira.
As eleições locais do partido deverão ocorrer a 28 de Fevereiro de 2026, por imposição estatutária.