“Continuamos a investir directamente nas pessoas e nos negócios que dão vida à Pampilhosa da Serra”, afirmou ontem, dia 11 de Novembro, o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, durante a assinatura de quatro novos contratos no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo.
Em 2025, Município e empresários já se reuniram em quatro ocasiões distintas para celebrar este tipo de contratos. Neste caso, o apoio concedido representa um investimento da autarquia superior a 25 mil euros, a fundo perdido, sobre um valor total previsto nos projectos de investimento de 56.428,81 euros + IVA.
Desde o início do ano, já foram assinados 20 contratos ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, que, pelo terceiro ano consecutivo, dispõe de uma dotação de 250 mil euros no orçamento da autarquia. Até ao momento, já foi aprovada a atribuição de mais de 200 mil euros, estando ainda em análise um conjunto de candidaturas.
Na prática, o Regulamento prevê apoios financeiros a fundo perdido que variam consoante o tipo de investimento: 60%, até um limite de 10 mil euros, para a instalação de novos negócios ou relocalização de negócios existentes; 80%, até 10 mil euros, para negócios de transformação de produtos regionais; e 70%, até 10 mil euros, para a requalificação de negócios já existentes.