A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou que desde hoje o Serviço de Urgência do Hospital Geral, comummente chamado de Hospital dos Covões, funciona como Centro de Atendimento Clínico (CAC) assegurando situações agudas não emergentes.
“A ULS de Coimbra decidiu qualificar a resposta do Serviço de Urgência do Hospital Geral (HG) como Centro de Atendimento Clínico (CAC), reforçando a rede de respostas assistenciais de proximidade e promovendo uma maior adequação dos percursos dos utentes aos diferentes níveis de cuidados”, anuncia.
A Administração refere que a decisão surge “na sequência da análise do perfil de actividade do Serviço de Urgência do HG, que registava entre 10 a 15 atendimentos diários, face a uma média de 450 atendimentos por dia no Serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra” (HUC).
“Este desfasamento evidenciou a necessidade de reorganizar a resposta assistencial, garantindo a melhor utilização dos recursos e uma maior eficiência na resposta fora do horário normal de funcionamento das unidades de cuidados primários”, justifica.
O novo Centro de Atendimento Clínico do HG, realça a Administração presidida por Alexandre Lourenço, “assegura o atendimento clínico imediato e resolutivo a situações agudas não emergentes”.
Um atendimento que funciona “como uma resposta complementar e articulada com as unidades de saúde familiar, a Linha SNS24, os cuidados domiciliários e os hospitais”.
“Paralelamente, os HUC passam a referenciar doentes para este Centro, sempre que adequado, assegurando respostas mais rápidas e humanizadas para situações clínicas que não exigem o enquadramento hospitalar de urgência”, destaca.
No entender da Administração da ULS de Coimbra, a rede de Centros de Atendimento Clínico (CAC) da ULS de Coimbra “constitui um pilar essencial do modelo assistencial integrado da instituição, assegurando que cada cidadão tenha uma porta de entrada adequada ao seu estado clínico e à sua localização geográfica, num quadro de proximidade, continuidade e eficiência”.
Actualmente, esta rede de atendimento clínico funciona no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede), no Hospital do Avelar (Ansião), no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis (Oliveira do Hospital), no Hospital da Compaixão (Miranda do Corvo) e passa a funcionar também agora no Hospital Geral, Covões, (Coimbra).
A Administração refere ainda que, desde a criação dos Centros de Atendimento Clínico da ULS de Coimbra, já foram atendidos “mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS24”.
Ou seja, justifica, uma contribuição “significativa para a redução da afluência às urgências hospitalares (redução de 17% face a igual período do ano anterior) e para uma melhor adequação da resposta às necessidades reais da população”.
“Com o objectivo de reforçar a cobertura no concelho de Coimbra, a ULS de Coimbra prevê ainda a abertura de outro Centro de Atendimento Clínico, destinado a responder às necessidades das duas margens do rio Mondego, consolidando uma rede de respostas assistenciais de proximidade e acessíveis a todos”, indica.