A Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra vai homenagear, no domingo, o maestro e professor Augusto Mesquita.
O evento pretende celebrar, também, “toda a dedicação e entrega do homenageado no cumprimento das suas funções, enquanto condutor e director artístico dos conjuntos orquestrais da Associação nas últimas duas décadas, e pela sua influência musical no panorama cultural e artístico na cidade de Coimbra”.
O espectáculo de homenagem decorrerá pelas 16h00 de domingo, dia 2 de Novembro, no Salão de São Tomás de Aquino – Capela do Seminário Maior de Coimbra.
Do programa farão parte momentos musicais interpretados pelas orquestras da Associação dos Antigos Tunos, de Tangos, da Tuna Académica e pelo grupo de fados Raízes de Coimbra. Terá também a participação musical especial de João Mesquita e marcarão lugar, ainda, alguns testemunhos acerca do percurso de vida do maestro Augusto Mesquita e passagem pela Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra.
O maestro Augusto Mesquita iniciou a sua formação em Braga, com o compositor Manuel Faria. A par da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, prosseguiu estudos no Conservatório Regional, onde foi aluno de Mário de Sousa Santos e de Gilberta Paiva, e é diplomado em Piano e Composição pelo Conservatório de Música de Lisboa.
De 1994 a 1999 foi Presidente da Direcção do Conservatório de Música de Coimbra, onde foi professor de Piano. Actualmente lecciona na DNA (Dance N’Arts School).
Dirigiu o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra de 1992 a 2003 e os Corais do Orfeão de Leiria de 2004 a 2009.
É maestro do Coro “Advocal”, do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, desde a sua fundação, em finais de 2002.
Em Agosto de 2003, assume a Direcção Artística da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e, em 2008, da Orquestra de Tangos de Coimbra.
Dirige também o “Cantemus” – Coro Juvenil do Município de Cantanhede e é Director Artístico do Festival de Música de Coimbra desde 2005.
Maestro fundador do “Alma de Coimbra” (2006), é o autor de todos os arranjos musicais deste grupo. Entre outras distinções, possui o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (10 de Junho de 1997).