Cerca de 20 mil voluntários vão participar no peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorrerá entre quinta-feira e domingo em todo o país, com o objectivo de angariar fundos para apoiar doentes oncológicos e as suas famílias.
Os voluntários estarão identificados com coletes da LPCC e transportarão uma caixa azul destinada à recolha de donativos.
Em 2024, os donativos recolhidos permitiram apoiar cerca de 23 mil doentes oncológicos carenciados, número que tem vindo a aumentar, assim como o valor disponibilizado, que atingiu quase 1,8 milhões de euros, sobretudo para medicamentos e alimentação.
A LPCC disponibilizou ainda consultas gratuitas em unidades de psico-oncologia, conduzidas por psicólogos clínicos especializados na área da oncologia, num total de 20 mil consultas em 2024, o que representa um aumento de 20% face a 2023.
Para além do apoio directo a doentes e famílias, os donativos recolhidos destinam-se também a promover acções de prevenção e rastreio da doença oncológica, bem como a financiar projectos de investigação científica.