Coimbra  31 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Helena Teodósio promete “novo ciclo de desenvolvimento” para Cantanhede

28 de Outubro 2025 Jornal Campeão: Helena Teodósio promete “novo ciclo de desenvolvimento” para Cantanhede

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, anunciou o arranque de “um novo ciclo de desenvolvimento ajustado aos desafios actuais e emergentes”, sustentado num novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico e Social, a apresentar em breve. O documento pretende traçar “as orientações de fundo para que o município explore todo o seu potencial territorial e humano”, abrindo caminho a uma nova etapa no crescimento do concelho.

O anúncio foi feito no passado sábado (25), durante a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos para o mandato 2025-2029, que decorreu no Pavilhão Dr. Paulo Oliveira, em Covões. Reeleita para um terceiro mandato consecutivo, Helena Teodósio defendeu que o futuro de Cantanhede passa por “uma gestão planeada, capaz de antecipar cenários, construir respostas sólidas e agir de acordo com uma estratégia consistente e devidamente estruturada”.

“Vivemos tempos de grandes inquietações e rápidas transformações. É necessário agir com determinação, porque o sucesso de um território depende da forma como se adapta e responde aos desafios”, afirmou a autarca, sublinhando que a nova estratégia municipal procurará atrair mais investimento empresarial, fixar jovens e famílias, reforçar políticas sociais voltadas para os mais vulneráveis e valorizar o património natural, cultural e desportivo do concelho.

Para Helena Teodósio, este é o momento de consolidar o trabalho realizado e projectar o futuro de forma sustentável. “São muitos e exigentes os desafios, mas é por aqui que vamos: determinados a implementar as respostas certas, reforçar a competitividade do território e maximizar os benefícios para os munícipes”, afirmou.

A presidente dirigiu ainda uma palavra de reconhecimento aos membros do executivo e da assembleia municipal, aos presidentes de junta e a todos os trabalhadores da autarquia e das entidades parceiras, INOVA-EM, Beira Atlântico Parque e Biocant, destacando “o espírito de equipa e o profissionalismo” que, segundo disse, “têm sido decisivos para o sucesso do município”.

A sessão solene contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, que presidiu à cerimónia e elogiou a forma “apaixonada e determinada” com que Helena Teodósio tem liderado o concelho. “É justo o reconhecimento a uma autarca que defende o seu território com garra, mas sem perder a visão do colectivo e do bem maior que é a comunidade intermunicipal”, afirmou o governante.

Pedro Machado anunciou ainda que a proposta de Orçamento do Estado para 2026 prevê um reforço de 2,74% das verbas destinadas aos municípios, destacando que “é obrigação do Estado estar ao lado das autarquias e reforçar a confiança no poder local, que é uma das maiores conquistas da democracia portuguesa”.

Na abertura da cerimónia, o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, salientou a importância crescente do poder local no contexto da descentralização de competências, considerando que os municípios “são hoje agentes fundamentais do progresso, promotores de desenvolvimento económico e social e pilares de coesão e qualidade de vida para as populações”.