A 20 de Outubro será assinalado o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, cuja organização cabe este ano à Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e à Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC). A data será marcada pela realização de um Seminário Internacional, que pretende promover o debate e a partilha de conhecimento sobre temas de relevância para toda a comunidade ligada à paralisia cerebral.
A iniciativa decorrerá no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, com início às 9h15, e encerrará pelas 16h00 com a cerimónia comemorativa do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que contará com a presença da secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
O Seminário reunirá especialistas de Portugal, Espanha e Canadá, que partilharão diferentes experiências e perspectivas sobre o impacto da paralisia cerebral e os avanços na reabilitação e inclusão. Entre os oradores convidados encontram-se Daniel Virella (coordenador do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral), Olavo Gonçalves (neuropediatra e director clínico do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra), Catarina Paiva (coordenadora da Secção de Oftalmologia Pediátrica e Baixa Visão da ULS Coimbra), Andreia Ramos (terapeuta ocupacional da APCC), Ana Eufrásio (mãe de um utente da APCC), Nacho Pérez Figueroa (director da Federação ASPACE da Galiza) e Peter Rosenbaum (pediatra especialista em neurodesenvolvimento e reabilitação, e investigador na área da paralisia cerebral).
O programa completo pode ser consultado no site da APCC: www.apc-coimbra.org.pt.
O Seminário Internacional – Dia Nacional da Paralisia Cerebral 2025 integra também o programa das comemorações dos 50 anos da APCC, que decorrem ao longo de todo o ano.