Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra o centenário de Carlos Paredes com música nas paragens de autocarro

16 de Outubro 2025 Jornal Campeão: Coimbra celebra o centenário de Carlos Paredes com música nas paragens de autocarro

Os cidadãos e visitantes de Coimbra podem (re)descobrir a música intemporal de Carlos Paredes nas principais paragens de autocarro da cidade.

A iniciativa da Câmara de Coimbra, implementada pela sua Divisão de Museologia, em articulação com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), é uma homenagem ao legado do mestre da guitarra portuguesa, que este ano celebraria 100 anos de vida.

São ao todo 40 cartazes com a icónica imagem de Carlos Paredes, que foram distribuídos pelas principais paragens de autocarro dos SMTUC da cidade. Cada cartaz inclui um QR Code, que possibilita aceder e ouvir alguns dos álbuns mais emblemáticos do mestre da guitarra portuguesa.

Foram escolhidos, concretamente, oito álbuns. Entre as obras seleccionadas estão “Asas sobre o mundo”, “Guitarra portuguesa”, “Concerto de Frankfurt”, “Espelho de som”, “Movimento perpétuo”, “Na corrente”, “Uma guitarra com gente dentro” e “O melhor de Carlos Paredes”.

Distribuídos por pontos estratégicos da cidade, estes cartazes pretendem aproximar o público da obra singular de Carlos Paredes, tornando a sua música mais acessível e convidando todos a escutar, reflectir e celebrar a riqueza da cultura portuguesa.

Com esta acção, Coimbra presta tributo à genialidade e sensibilidade de um artista que continua a inspirar gerações e a marcar de forma indelével a história da música nacional.

Recorde-se que, desde o início do ano, o centenário do nascimento do guitarrista Carlos Paredes está a ser assinalado pela autarquia com diversas iniciativas culturais. Espectáculos musicais e de dança, exposições, apresentações, edições e reedições de livros e um autocarro comemorativo foram algumas das acções da autarquia para assinalar a vida e a obra do mestre da guitarra, que nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925.