A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) promove, no próximo sábado, 11 de Outubro, uma acção de sensibilização dedicada à acessibilidade aos cuidados paliativos e à sua importância para a saúde pública. A iniciativa resulta de uma parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, através da sua equipa de cuidados paliativos comunitários do Baixo Mondego e com o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, Francisco Gentil.
O evento decorrerá no Alma Shopping (Piso 1), entre as 10h00 e as 18h00, e contará com dois momentos de partilha de testemunhos de familiares de pessoas que beneficiaram de cuidados paliativos: o primeiro às 11h00 e o segundo às 16h00.
A organização, que envolve docentes e estudantes da ESEUC da área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, convida «toda a comunidade» a participar «nesta demonstração de compromisso interinstitucional», incentivando à informação, ao diálogo e à defesa do «cumprimento de um direito fundamental à dignidade no cuidado».
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), «os cuidados paliativos são uma parte crucial dos serviços de saúde integrados e centrados nas pessoas. Aliviar o sofrimento, seja ele físico, psicológico, social ou espiritual, é uma responsabilidade ética global». Assim, sublinha a OMS, «quer a causa do sofrimento seja a doença cardiovascular, o cancro, a falência grave dos órgãos, a tuberculose resistente aos medicamentos, as queimaduras graves, as doenças crónicas em fase terminal, os traumas agudos, a prematuridade extrema à nascença ou a extrema fragilidade da velhice, os cuidados paliativos podem ser necessários e devem estar disponíveis em todos os níveis de cuidados».
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é assinalado, anualmente, no segundo sábado de Outubro.