A Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, foi palco, na passada sexta-feira, 3 de Outubro, de uma manhã marcada pela música e pela curiosidade das crianças. Integrada na iniciativa “Sons da Nossa Terra”, a sessão contou com uma oficina prática dinamizada por músicos da Academia Musical Arazedense (AMA), que proporcionaram aos participantes um momento de descoberta e experimentação musical.
As crianças do Centro Ilda Moreno, da Associação Fernão Mendes Pinto, tiveram oportunidade de explorar diversos instrumentos de percussão e de se envolver num ambiente lúdico e educativo, onde o som e o ritmo serviram de ponto de encontro entre a aprendizagem e a diversão.
O ciclo de oficinas “Sons da Nossa Terra” prossegue ao longo do mês de Outubro, com sessões dirigidas a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, dinamizadas pelas restantes filarmónicas do concelho:
9 de Outubro – Associação Filarmónica 25 de Setembro
17 de Outubro – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA)
23 de Outubro – Associação Filarmónica União Verridense (AFUV)
Paralelamente, está patente na Biblioteca Municipal Afonso Duarte a exposição “Sons da Nossa Terra”, que dá a conhecer a história e o património das quatro filarmónicas do concelho de Montemor-o-Velho.
A mostra pode ser visitada até 25 de Outubro, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h00, com entrada livre.