Por iniciativa do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica, prontamente acolhida pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, instituiu-se este ano, pela primeira vez, o Dia do Patologista Clínico, que se passa a celebrar a 7 de Outubro.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o presidente do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica, João Mariano Pego, sublinham que “o patologista clínico desempenha uma liderança técnica essencial, garantindo qualidade, fiabilidade e rigor em cada resultado, pilares indispensáveis à boa prática médica”.
Além do rigor técnico e científico, “estes profissionais são guardiões da ética, da ciência e da confiança no sistema de Saúde, contribuindo de forma decisiva para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças”.
Esta efeméride reconhece “o papel insubstituível dos patologistas clínicos e reafirma o compromisso da Ordem dos Médicos com a valorização da ciência, da formação e da responsabilidade médica ao serviço da sociedade”.
O presidente do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica, João Mariano Pego, é também membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.