Coimbra  7 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade Popular de Coimbra revisita legado político de D. Dinis

6 de Outubro 2025 Jornal Campeão: Universidade Popular de Coimbra revisita legado político de D. Dinis

No dia 9 de Outubro, pelas 18H00, a Sala Francisco Sá de Miranda da Casa Municipal da Cultura vai receber a conferência “D. Dinis: um génio da política, setecentos anos depois”, a cargo de João Gouveia Monteiro.

A iniciativa é promovida pela Universidade Popular de Coimbra, secção do Ateneu de Coimbra, e decorrerá no dia do 764.º aniversário do nascimento daquele rei de Portugal – coincidindo temporalmente também com o ano em que se lembram os 700 anos do seu falecimento.

Durante a sessão será revisitado o percurso de D. Dinis, figura central na consolidação do Estado português e símbolo de uma governação marcada pela visão estratégica. O conferencista abordará as múltiplas dimensões da acção do monarca: da organização política e administrativa ao ordenamento do território, da diplomacia à reforma militar, passando ainda pela valorização da língua e da cultura.

Esta conferência propõe-se mesmo revelar os dez segredos do sucesso dionisino, reflectindo sobre a actualidade do seu legado e sobre a forma como o ‘Rei Poeta’ moldou as bases do País. Ao promover este encontro, a Universidade Popular de Coimbra convida o público a redescobrir em D. Dinis não apenas uma figura do passado, mas um modelo de liderança e visão política com ecos no presente.

João Gouveia Monteiro é historiador, com investigação dedicada à história da Idade Média, à história militar antiga e medieval e à história das religiões. Fundou e presidiu à Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI) e criou a Academia para o Encontro de Culturas e de Religiões (APECER-UC), de que é director. Na Universidade de Coimbra, foi Pró-Reitor para a Cultura, director da Biblioteca Geral, director do Instituto de História e Teoria das Ideias e vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras.

Esta é mais uma actividade da Universidade Popular de Coimbra, uma secção do Ateneu de Coimbra empenhada em promover o conhecimento e a formação nos domínios cultural, científico e técnico. Trata-se de um projecto que pretende contribuir para a divulgação do saber, consciente do papel central que a cultura e a reflexão crítica assumem nas sociedades contemporâneas. Mais informação pode ser obtida no site da Universidade Popular de Coimbra.