Coimbra  1 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sabores da Escrita” no Centro Cultural D. Dinis celebra a vida e a mesa de D. Dinis e D. Isabel

29 de Setembro 2025 Jornal Campeão: “Sabores da Escrita” no Centro Cultural D. Dinis celebra a vida e a mesa de D. Dinis e D. Isabel

O Centro Cultural D. Dinis acolhe, no próximo dia 3 de Outubro, mais uma edição da iniciativa “Sabores da Escrita”, desta vez dedicada ao tema “D. Dinis e D. Isabel – a vida e a mesa do casal real”.

A sessão, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, arranca às 19h30 com uma conferência de entrada livre, seguida de um jantar temático às 20h00, cujo custo é de 24,50 euros por pessoa.

A conferência será proferida por Maria Helena da Cruz Coelho, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que evocará a trajectória do rei D. Dinis e da rainha Isabel de Aragão. A intervenção irá explorar aspectos da vida conjugal, dos paços reais e, em particular, do quotidiano à mesa do casal. Com base em documentação coeva, serão abordados temas como os oficiais de mesa e de cozinha, a baixela utilizada, os alimentos e as refeições do casal, incluindo as dietas alimentares prescritas pela Rainha Santa no hospital de Coimbra.

Após a conferência, o jantar temático, limitado a 60 participantes, permitirá reviver sabores históricos. A ementa inclui pão branco, escuro e meado, presunto, enchidos, queijo, caldo de aves, borrego abafado, vianda de leite, tigelada, pera bêbeda e melões de conserva, sendo acompanhada por vinho arinto, vinho tinto, vinho malvasia e água mineral. A noite contará ainda com animação cénica e musical a cargo da companhia teatral Almanach.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail dct@cm-coimbra.pt.

A edição de 2025 dos Sabores da Escrita adquire um significado especial, coincidindo com os 700 anos da morte de D. Dinis, a peregrinação a Santiago de Compostela de D. Isabel, bem como os 400 anos da canonização da Rainha Santa.