De amanhã (quinta-feira, dia 11) a domingo (dia 14), o Largo da Barrinha, na Praia de Mira, recebe a 26.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara, um evento que une sabores, artesanato, música e muita animação. Promovida pela Câmara Municipal de Mira, a Mostra afirma-se como uma referência regional na valorização da identidade gandaresa.
Ao longo de quatro dias, o público poderá degustar pratos típicos preparados por várias associações, restaurantes e espaços locais: Associação Abrigo de Carinho, Café Canudo, Churrasqueira “O Cuco”, Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira, GDPM Touring 1970, Pátio do Tabuinhas e Prazo – Mercearia e Casa de Comer.
A Mostra integra também a oficina “Saberes e Sabores”, onde confrarias gastronómicas partilham conhecimento e tradições, aproximando os visitantes da autenticidade cultural gandaresa e um cartaz musical diversificado, com actuações no palco principal e no cenário único da Barrinha.
Além da gastronomia e música, a Mostra recebe ainda momentos culturais, como a apresentação do livro “Estórias da Nossa História”, reafirmando o compromisso do evento em valorizar as tradições, mas também em projectar a identidade cultural do concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, este evento é “um verdadeiro encontro de gerações, que valoriza o melhor da nossa gastronomia e tradição, ao mesmo tempo que dinamiza a economia local e atrai visitantes à Praia de Mira. É uma mostra do orgulho que temos em ser gandareses e da nossa capacidade de projetar Mira como destino turístico de excelência”.
De 11 a 14 de Setembro, o convite é para ir até ao Largo da Barrinha, na Praia de Mira, e descubrir os sabores e tradições da 26.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara. A entrada é livre.
Programa
Na quinta-feira, dia 11, o certame abre às 18h30 com a animação pelo grupo “Côdeas do Diabo”, que actuam, depois, pelas 21h00, para às 22h00 a animação estar por conta dos “Fora da Caixa”.
Na sexta-feira, dia 12, realiza-se, pelas 16h00, a oficina de saberes e sabores pela Confraria do Arroz Doce (Almalaguês). A animação começa às 18h30 com Sons da Barca, com o palco a acolher, a partir das 20h30, os Axé Brasil e Us Sai de Gatas.
No sábado, dia 13, será apresentado, pelas 15h00, o livro “Estórias da Nossa História”, a oficina de saberes e sabores estará entregue à Confraria Gastronómica “As Sainhas” (Vagos) e à Confraria Saboeres da Abóbora (Soza). No palco actuarão, a partir das 20h00, Picadinhos da Concertina e a Banda Polk.
No domingo, dia 14, a oficia de saberes e sabores estará a cargo da Confraria Nabos e Companhia. A animação deste último dia tem Cantares Populares de Bustos (17h00), Sons da Barca (18h30) e António Rodolfo Figueiredo, para terminar com a Rafeiros Band (20h30).