O projecto TUMO Coimbra acolheu 1218 estudantes no ano lectivo 2024/2025 e prevê reforçar a sua capacidade até 1.500 alunos em 2025/2026.
A Câmara de Coimbra vai tomar conhecimento, na reunião de segunda-feira, do relatório de execução e do plano de actividades da Associação Topsail, entidade gestora do TUMO Coimbra.
O presidente da autarquia já aprovou, por despacho, o pagamento correspondente à comparticipação municipal no valor de 250 mil euros, no âmbito do protocolo de cooperação em vigor.
O relatório apresentado pela associação refere que os jovens participantes têm entre os 12 e os 18 anos e são oriundos de 94 escolas, sobretudo do concelho de Coimbra, mas também de municípios limítrofes. Cerca de 36% dos alunos apresentam situações de vulnerabilidade social ou económica, tendo sido priorizados na selecção.
Ao longo do segundo ano de funcionamento, foram realizados mais de 348 workshops especializados em áreas como cinema, música, robótica, programação, design gráfico, animação, fotografia e desenvolvimento de jogos. O número de actividades de autoaprendizagem ultrapassou as 27.800, com uma média de 23 por aluno. A taxa de sucesso nos workshops atingiu os 93% e a taxa de assiduidade foi de 80%. O grau médio de satisfação dos estudantes foi de 6,4 numa escala de 1 a 7.
No que respeita à igualdade de género, 40% dos participantes são raparigas, tendo sido promovidas campanhas e actividades específicas para aumentar o seu envolvimento nas áreas tecnológicas. O TUMO promoveu, ainda, um programa de literacia em Inteligência Artificial em parceria com a Google DeepMind e a Raspberry Pi Foundation, envolvendo 969 jovens de 10 escolas do concelho.
A execução orçamental do ano lectivo foi de 1.075.851 euros, com a principal fatia (48%) afecta aos recursos humanos, seguida de conteúdos e plataforma (17%), operação e comunicação (7%) e instalações (6%).
O plano de actividades para o próximo ano lectivo prevê a manutenção das actuais áreas formativas e a ampliação da capacidade de atendimento até 1.500 estudantes, com uma previsão de adesão de cerca de 1.300. Entre os objectivos estratégicos para 2025/2026 estão a aproximação das competências às necessidades do mercado de trabalho, a capacitação de profissionais locais e a promoção do sucesso escolar e da inclusão social.
O TUMO Coimbra é uma iniciativa gratuita, que disponibiliza todos os materiais e equipamentos aos participantes e tem como missão criar experiências de aprendizagem transformadoras e inclusivas para jovens em idade escolar. Está instalado no edifício CTT de Coimbra, cedido pela Altice Portugal, situado ao lado do Mercado Municipal D. Pedro V.
O espaço foi reabilitado e transformado, no seu interior, num espaço único, equipado com tecnologia de ponta. O projecto é realizado através de financiamento, privado e público, de entidades que se identificam com a pedagogia inovadora e inclusiva, uma vez que a oferta gratuita promove a igualdade de oportunidades.