A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra criou uma nova valência: o Serviço de Promoção do Bem-Estar e Diversidade, com a missão de desenvolver políticas integradas que promovam ambientes de trabalho saudáveis, inclusivos e motivadores. O objectivo é melhorar as condições de trabalho em toda a instituição, reforçando a qualidade e humanização dos cuidados prestados.
O Serviço já conta com nova responsável, nomeada após concurso público: Teresa Espassandim, Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com mais de 20 anos de experiência profissional. Ao longo da sua carreira, Teresa Espassandim passou pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, trazendo agora esta experiência para o novo desafio na ULS de Coimbra.
“O Serviço de Promoção do Bem-Estar e Diversidade da ULS de Coimbra é uma unidade estratégica criada para desenvolver políticas integradas que promovam ambientes de trabalho saudáveis, inclusivos e motivadores, assentes na evidência científica”, explicou Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra.
Segundo Alexandre Lourenço, “num sector de elevada exigência como a saúde, a qualidade dos cuidados e a experiência dos utentes estão directamente ligadas aos níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Ao investir nos nossos trabalhadores, estamos a apostar na qualidade, segurança e humanização dos cuidados. A actuação do Serviço será transversal a todas as unidades da ULS de Coimbra, promovendo uma cultura organizacional saudável, sustentável e orientada para a excelência, conciliando eficiência operacional com respeito pela diversidade, dignidade profissional e direitos humanos”.
O novo Serviço baseia-se nos compromissos nacionais e internacionais em matéria de trabalho digno, igualdade e bem-estar, alinhando-se com os referenciais contemporâneos de governação estratégica e sustentabilidade. Entre as suas áreas prioritárias destacam-se o diagnóstico psicossocial, a gestão participativa da mudança, a conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e o alinhamento com os princípios do pilar social das políticas ESG (Environmental, Social and Governance) na saúde.
“O Serviço posiciona a ULS de Coimbra como pioneira no Serviço Nacional de Saúde, ao integrar o bem-estar e a diversidade como eixos estruturantes da eficiência organizacional e da humanização dos cuidados”, sublinha Alexandre Lourenço.
Para Teresa Espassandim, “a criação deste Serviço representa um compromisso claro com uma visão de futuro para o SNS: cuidar de quem cuida, com políticas que integrem bem-estar e diversidade como condições para a excelência”. A directora sublinha que os objectivos do Serviço são ambiciosos: “Queremos afirmar a ULS de Coimbra como uma organização que valoriza as pessoas, promove ambientes de trabalho dignos e saudáveis e aposta numa cultura de gestão sustentável e humanizada”.
“Este é um Serviço pensado para transformar. Acreditamos que só com estratégias estruturadas de bem-estar e inclusão se garante a capacidade de atrair, vincular e desenvolver talento no sector da Saúde”, conclui Teresa Espassandim.