O Serviço de Ginecologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou, pela primeira vez na instituição, uma cirurgia oncológica inovadora: uma mastectomia endoscópica. A intervenção, efectuada em articulação com a Cirurgia Plástica, permitiu, através de uma incisão de apenas cerca de três centímetros, remover todo o tecido mamário por via endoscópica e colocar, no mesmo tempo cirúrgico, uma prótese mamária.
Olga Caramelo, médica especialista em Ginecologia Oncológica da ULS de Coimbra, sublinha que “a abordagem minimamente invasiva tem tido um papel muito relevante na oncologia. No cancro da mama, a cirurgia mamária endoscópica permite realizar mastectomias com preservação de pele e mamilo, com colocação de próteses mamárias de forma imediata, apenas com uma pequena incisão”. Entre as principais vantagens, a especialista destaca “melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida e com menos dor no pós-operatório, bem como menor risco de complicações após a colocação da prótese”.
Esta técnica cirúrgica, indicada em casos como carcinomas in situ extensos, carcinomas invasivos e em mulheres portadoras de variantes patogénicas BRCA1 ou BRCA2 que pretendam cirurgias redutoras de risco mamário, foi realizada numa doente jovem. A equipa responsável integrou Olga Caramelo e Inês Gante, ginecologistas da Unidade de Mama da ULS de Coimbra, e Carla Diogo, especialista em Cirurgia Plástica da mesma instituição.
Para Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, “esta inovação cirúrgica reforça a liderança da ULS de Coimbra na resposta oncológica, oferecendo às doentes do Serviço Nacional de Saúde tratamentos mais avançados, menos invasivos e com melhor qualidade de vida após a cirurgia”.