Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic arrancou a todo o gás e promete fim-de-semana de arromba

1 de Agosto 2025 Jornal Campeão: Expofacic arrancou a todo o gás e promete fim-de-semana de arromba

Cantanhede volta a afirmar-se como epicentro da actividade agrícola, comercial, industrial e cultural da região Centro com a inauguração oficial da 33.ª edição da Expofacic, que decorre até 10 de Agosto no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. A abertura formal do certame teve lugar na quinta-feira, 31 de Julho, pelas 19h00, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, perante largas centenas de visitantes, expositores e entidades institucionais.

Organizada pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela INOVA-EM, a Expofacic 2025 arrancou com casa cheia e uma noite de grandes concertos no Palco Crédito Agrícola, onde actuaram os irreverentes José Pinhal Post-Mortem Experience e os muito aguardados Os Quatro e Meia. Já no Palco Licor Beirão, o ritmo popular da noite ficou a cargo de Bad Monkeyz e Sék Mintende, para uma plateia vibrante que se prolongou madrugada dentro.

Para o fim-de-semana, prevê-se nova enchente. Os concertos de Nininho Vaz Maia e Plutonio e Manga Limão (1 de Agosto), Xutos & Pontapés, Hybrid Theory e Love Baile Funk (2 de Agosto), bem como Tony Carreira e o tributo ABBA Experience (3 de Agosto), prometem atrair milhares de pessoas ao recinto. A Comissão Organizadora estima ultrapassar os 400 mil visitantes, mantendo o compromisso com o conforto e segurança de todos.

“Naturalmente, queremos o recinto cheio e com um óptimo ambiente, mas acima de tudo, a segurança de todos é prioritária. Não queremos exceder a lotação de forma a comprometer as condições de segurança”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, durante a visita técnica de avaliação.

Com mais de 100 mil metros quadrados, 625 espaços expositivos, 47 tasquinhas gastronómicas e sete palcos, a Expofacic apresenta-se como a maior feira-festa do país, apostando numa profunda reorganização do espaço e em novas experiências imersivas que reforçam o seu carácter intergeracional e inovador.

Entre as grandes novidades deste ano destaca-se o Street Gaming, uma zona tecnológica com mais de 30 consolas retro jogáveis, simuladores de corrida, realidade virtual e zonas de board games, cosplay e K-pop, que promete conquistar os mais jovens e nostálgicos.

Outro destaque é o “Fluviário vai à Expofacic”, considerado o maior aquário móvel da Europa, com 14 metros de comprimento e 22 mil litros de água, proporcionando uma experiência educativa sobre os ecossistemas fluviais e a preservação ambiental.

“Esta é a maior feira-festa do país e só isso é um enorme desafio. A Expofacic é muito mais do que um cartaz de espectáculos. Este ano temos uma aposta forte na sua reconfiguração, com reorganização do espaço, para comodidade, segurança, mas também para ir ao encontro do gosto de quem visita e dos expositores”, destacou Pedro Cardoso, presidente da INOVA-EM.

A par da vertente cultural e de lazer, a Expofacic mantém o foco nas suas raízes agrícolas, industriais e comerciais, reunindo empresas de referência regional e nacional e valorizando os produtos locais. A gastronomia é, como sempre, uma das âncoras do certame, com pratos típicos da Gândara, Bairrada e Baixo Mondego servidos nas animadas tasquinhas.

Pensada para todas as idades, a feira conta ainda com o Expofacic Kids, com dez insufláveis, trampolins, casinhas infantis, vídeo booth 360º, espectáculos de teatro musical e muita animação com mascotes.

A Expofacic continua até 10 de Agosto e promete noites memoráveis com artistas como Mariza, Calema, James Bay, Dillaz, Maninho, Grupo Menos é Mais, entre muitos outros.