São 25 as bolsas de mérito escolar relativas ao ano lectivo de 2024/2025 que a União das Freguesias de Coimbra vai atribuir, estando já abertas as respectivas candidaturas, as quais vão decorrer até ao próximo dia 26 de Agosto.
A UF de Coimbra volta a premiar os melhores alunos da sua área (Almedina, S. Bartolomeu, Santa Cruz e Sé Nova), com um montante total de 7.500 euros, numa iniciativa que visa distinguir o esforço e a dedicação dos alunos de todos os níveis de ensino.
De acordo com João Francisco Campos, presidente da Junta da União das Freguesias de Coimbra, são 25 bolsas de mérito, cinco por cada um dos respectivos ciclos: primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior.
O valor dos prémios monetários repartem-se também pelos vários escalões de ensino, começando nos 150 euros para alunos do 1.º Ciclo, 200 euros para o 2.º Ciclo, 250 euros para o 3.º Ciclo, 400 euros para o Ensino Secundário e 500 euros para estudantes do Ensino Superior.
Apenas se podem candidatar às bolsas os filhos de eleitores da União das Freguesias de Coimbra, com João Francisco Campos a sublinhar este aspecto, dado que todos os anos a autarquia recebe muitas candidaturas de famílias de fora da área desta autarquia.
As bolsas são atribuídas com base no desempenho escolar, mas o presidente assegura que o mérito não se mede apenas pela nota máxima. “Pode não ser uma média de cinco, pode ser uma média inferior. Isso não é indignificante. Queremos também reconhecer o esforço, o progresso e as dificuldades que cada aluno enfrentou”, sustenta o autarca.
João Francisco Campos realça, também, que esta é já a quarta edição do programa de bolsas, que no último ano registou cerca de 200 candidaturas, embora tenham sido apenas válidas 22. A União das Freguesias entregou pela primeira vez uma bolsa ao ensino superior, sinal do alargamento progressivo do projecto.
A Junta da União das Freguesias mantém outro importante apoio, para além da atribuição das bolsas de mérito escolar, que é o fornecimento de material escolar às famílias mais carenciadas, especialmente do 1.º e 2.º escalões.
Segundo João Francisco Campos, no ano passado forneceram este tipo de material escolar a cerca de 70 famílias. “Falamos de mochilas, estojos, réguas, quadros, ou seja, tudo aquilo que não é dado pela Câmara Municipal, mas que representa um custo significativo”, acentuou.
No essencial, a União das Freguesias de Coimbra tem uma dupla vertente de ajuda, ao reconhecer o mérito e ao apoiar a igualdade de oportunidades, o que, no entender do autarca, “reforça o compromisso com a educação e com o bem-estar das suas famílias”.