O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) lançou esta segunda-feira a primeira pedra da nova residência de estudantes “Espaço U”, um investimento de 15,1 milhões de euros que vai duplicar a capacidade de alojamento da instituição na cidade. Com 400 camas previstas, esta será uma das maiores residências universitárias do país, reforçando de forma significativa a resposta do IPC às crescentes necessidades habitacionais da sua comunidade estudantil.
“A nova residência Espaço U será um marco na história do Politécnico de Coimbra”, afirmou Jorge Conde, presidente da instituição, durante a cerimónia simbólica que marcou o arranque formal da empreitada. O responsável destacou que o edifício, com uma arquitectura moderna e soluções de elevada eficiência energética, está a ser concebido de raiz para responder aos desafios do século XXI, garantindo conforto, acessibilidade e diversidade de tipologias de alojamento.
“Teremos quartos duplos, individuais, incluindo unidades adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada, e ainda espaços de convívio e estudo, fundamentais para o bem-estar e sucesso dos nossos estudantes”, explicou.
Até ao momento, o IPC dispunha de 359 camas em três residências construídas há mais de duas décadas, complementadas por um pequeno reforço realizado no início do primeiro mandato de Jorge Conde. Com esta nova residência, a capacidade passa para 759 camas em Coimbra, às quais se somam outras 98 em construção em Oliveira do Hospital, elevando o total para 857 camas no universo do IPC.
Durante o seu discurso, Jorge Conde salientou ainda que está em curso a construção de uma nova centralidade estudantil na margem esquerda do Mondego, onde já estudam cerca de 17% de todos os alunos do concelho de Coimbra (56% dos estudantes do IPC). Nesse contexto, aproveitou para renovar o apelo ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, para a criação de uma ligação ciclável entre as futuras residências e a ciclovia existente, de modo a garantir maior segurança aos estudantes que se deslocam de bicicleta.
Presente na cerimónia, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, sublinhou que o alojamento estudantil passou a ser uma das prioridades do Governo, depois de anos de desvalorização. “As residências universitárias são um instrumento essencial na integração e sucesso académico dos estudantes”, afirmou, apelando às instituições de ensino superior para que continuem a projectar soluções habitacionais além do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).
A empreitada da nova residência do IPC foi adjudicada à Casais – Engenharia e Construção, S.A., por 15,1 milhões de euros (acrescidos de IVA), no âmbito do PNAES e com financiamento garantido através do PRR. O projecto contempla soluções modulares sustentáveis, aposta na mobilidade suave e valoriza os espaços comuns, reforçando a ambição do IPC em promover uma vida académica inclusiva, moderna e ambientalmente responsável.