Uma rede social centrada na paixão pelos livros, com jogos literários, formação de clubes de leitura e recomendações personalizadas, é a grande vencedora da 21.ª edição do Concurso Regional Poliempreende do Politécnico de Coimbra (IPC).
Designado por “Shelfie – A Rede Social para Leitores”, o projecto desenvolveu uma plataforma inovadora que combina rede social, streaming de livros e gamificação para leitores. Reinventa a experiência de leitura ao torná-la social, visual e interactiva, aproximando leitores em comunidades dinâmicas.
Responde a uma lacuna clara: não existe uma rede social centrada na partilha de leituras (fotos, vídeos curtos, reviews) integrada com acesso a uma biblioteca digital e desafios gamificados. O público-alvo são leitores digitais (16 – 35 anos), criadores de conteúdo literário, editoras e escolas. O Shelfie é viável e sustentado pelo crescimento do consumo digital e da cultura literária online, propondo uma nova forma de ler, partilhar e viver a literatura.
A equipa vencedora é composta pelos estudantes do ISCAC-IPC, Mafalda Machado e Tiago Rodrigues, e Daniel Matos (diplomado do IP Viseu), Marisa Rodrigues (diplomada IP Castelo Branco) e Margarete Mendes.
O projecto classificado em primeiro lugar irá agora concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes Politécnicos da rede Poliempreende e participar na Semana do Empreendedorismo, a realizar de 1 a 5 de Setembro na Universidade de Aveiro. Adicionalmente, os promotores recebem ainda um prémio monetário no valor de 2.000 euros e 12 meses de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo, a incubadora do Politécnico de Coimbra, para apoio ao desenvolvimento do projeto e à constituição da empresa.
A sessão de apresentação dos pitchs dos finalistas do Concurso Regional Poliempreende 2025 no IPC decorreu quarta-feira e contou com um total de seis projectos finalistas, perante um júri composto por representantes do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, IAPMEI, ANJE, Instituto Pedro Nunes e IPC.
O projeto “PROEMSIL”, desenvolvido pela estudante do ISEC-IPC, Edna Muzine, alcançou a segunda posição. Trata-se da criação de um centro em Moçambique especializado na produção de próteses personalizadas com tecnologias de impressão 3D e silicone médico, com potencial de expansão para o continente africano.
Em terceiro lugar ficou o projecto FEBO Technologies, que propõe o desenvolvimento de um sistema inteligente, sustentável e autónomo de limpeza de painéis fotovoltaicos, vocacionado para parques solares, criado por uma equipa de estudantes do ISEC-IPC: Davi Gama, Hugo Gomes, Rita Henriques e Rui Casaca.
Para além dos prémios monetários, ambos os projectos terão também acesso a serviços de incubação no INOPOL, assim como a uma vasta rede de contactos e parceiros do ecossistema empreendedor, que irão ser fulcrais para alavancar os projetos e dar origem a novas empresas.
Este ano, o Concurso decorreu no contexto do INOPOL Summer Connect, um encontro de networking dedicado ao ecossistema de inovação e empreendedorismo da Região, que reuniu diversos stakeholders e parceiros e incluiu a apresentação do projecto EMPower – Capacitar Jovens para Empreender, uma parceria do Politécnico de Coimbra com o Centro de Tecnologia e Inovação CCG/ZGDV, que conta com o apoio institucional da CIM Região de Coimbra e o financiamento do COMPETE2030.