Coimbra  19 de Janeiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital inaugura Centro de Alojamento Temporário em Ervedal da Beira

18 de Junho 2025 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital inaugura Centro de Alojamento Temporário em Ervedal da Beira

 

Foi inaugurado no domingo, 15 de Junho, o novo Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A nova resposta social visa acolher, por períodos limitados, pessoas em situação de carência, com vista ao seu encaminhamento para soluções habitacionais mais adequadas e estáveis.

A infra-estrutura resulta de um investimento total de 523 mil euros, dos quais 456 mil foram financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), uma candidatura submetida e aprovada pelo Município de Oliveira do Hospital.

O equipamento foi instalado nas antigas escolas primárias da vila de Ervedal da Beira, edifício que se encontrava em risco de degradação e que chegou mesmo a ser afectado pelos incêndios de 2017. Agora totalmente recuperado, este espaço mantém o seu carácter comunitário e simbólico.

“Trata-se de um edifício fantástico, que outrora recebeu crianças nas suas primeiras aprendizagens, e que agora poderá acolher famílias e continuar a ser um espaço humanizado”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, durante a inauguração. “Esperamos que, tal como aqueles que aqui aprenderam as primeiras letras foram felizes, também os que aqui encontrarem abrigo possam recuperar e reconstruir-se”.

Com oito quartos e capacidade para alojar até 14 pessoas, o novo Centro de Alojamento Temporário está dotado de todas as valências essenciais e funcionará segundo regras definidas pelas entidades tutelares. Os utilizadores da resposta serão acompanhados pelo Gabinete de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal, em articulação com outras entidades competentes.

José Francisco Rolo destacou ainda a celeridade do processo: “A candidatura foi aprovada em mês e meio e a obra concluída em menos de um ano. Quando há condições, as coisas avançam rápido. É uma obra executada com qualidade, tanto no interior como na envolvente, e agora colocada ao serviço da população”.

A inauguração contou também com as intervenções do presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, Artur Maia, que elogiou as “excelentes instalações” agora disponíveis para acolher quem mais precisa, e de José Carlos Alexandrino, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, que se associou às palavras de reconhecimento pelo projecto.

Este novo centro insere-se numa estratégia municipal mais ampla, no âmbito da qual foram também aprovadas outras duas candidaturas ao BNAUT: o Centro de Alojamento Temporário de Travanca de Lagos e os Apartamentos de Transição de Seixo da Beira. Os três investimentos, já concluídos, representam um total de 864 mil euros, com uma comparticipação de cerca de 791 mil euros.

“Enquanto comunidade solidária que somos, temos de ter espaços desta natureza para responder às necessidades de alguém — que pode ser qualquer um de nós”, concluiu o autarca, reiterando o compromisso de continuar a recuperar património e criar respostas sociais que sirvam efectivamente as pessoas.