Coimbra  19 de Julho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra tem finalmente casa própria

13 de Junho 2025 Jornal Campeão: Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra tem finalmente casa própria

No passado dia 8 de Junho, Pampilhosa da Serra viveu um momento de especial significado para a valorização da sua identidade cultural: a inauguração da sede do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra. Este marco simbólico e afectivo assinalou não apenas a concretização de um sonho com 20 anos, mas também a consagração do esforço colectivo de uma comunidade empenhada em preservar e divulgar as tradições serranas.

A cerimónia reuniu membros do Rancho, entidades locais, amigos, familiares e população em geral, num ambiente de grande emoção e reconhecimento mútuo. Após o descerramento da placa comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, destacou a importância do momento: “Hoje estamos todos de coração cheio”, afirmou, salientando que esta era uma conquista há muito aguardada. “Aos 20 anos, o Rancho tem finalmente a sua casa própria, o seu espaço aprazível”.

O autarca sublinhou ainda a relevância do trabalho desenvolvido pelo grupo: “O concelho tem uma dívida muito grande para com os executantes e a direcção por defenderem as nossas tradições e levarem o nome de Pampilhosa da Serra a todo o país”. E garantiu que a autarquia manterá o apoio: “A Câmara Municipal só podia ter uma atitude: estar ao vosso lado, acompanhar e ultrapassar o que fosse necessário”.

Também Fernando Almeida, presidente da Direcção do Rancho Folclórico, usou da palavra para agradecer a todos os que, ao longo de duas décadas, contribuíram para o percurso do grupo: “Esta sede é fruto de muito trabalho, dedicação e da generosidade de quem sempre acreditou neste projecto”. O responsável fez questão de enaltecer a colaboração de pessoas, entidades e instituições que possibilitaram a concretização da nova “casa”.

A cerimónia contou ainda com um momento particularmente comovente: a inauguração da Sala António João Lopes Sabugueiro e da Sala Manuel Francisco dos Reis, em homenagem a duas figuras incontornáveis da cultura e da música popular do concelho, cuja memória e legado continuam a inspirar gerações.

O novo espaço do Rancho está localizado na Rua Rangel de Lima, num edifício cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra. As obras de reabilitação contaram com comparticipação pública através do Subprograma SP2 – Equipamentos Associativos e Equipamentos Religiosos, do Programa Equipamentos, garantindo 50% do investimento total elegível, num montante de 50 553 euros.