A candidatura “Almalaguês: tecendo o amanhã a partir da tapeçaria do tempo”, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, foi hoje, 12 de Junho, distinguida com um dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2025, na categoria “Envolvimento e sensibilização dos cidadãos”. A distinção, co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, foi anunciada pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.
O projecto premiado visa preservar e revitalizar as práticas tradicionais de tecelagem de Almalaguês, uma herança cultural enraizada na identidade local. Dinamizada com o apoio da Associação Herança do Passado e a participação de artesãos, investigadores, voluntários e agentes culturais, a iniciativa tem sido apoiada pelo unicípio de Coimbra e por diversos parceiros.
Segundo o Júri dos prémios, a proposta coimbrã representa “uma abordagem inovadora, que alia o património tradicional às práticas contemporâneas, sustentada por um forte envolvimento público e numerosas exposições”. A apreciação destaca ainda a excelente articulação entre participação comunitária, investigação e sustentabilidade, salientando que o projecto “oferece oportunidades de rendimento significativas para públicos não tradicionais e grupos vulneráveis, demonstrando como o património pode contribuir tanto para a inclusão social como para a resiliência económica”.
Está agora aberta a votação para o Prémio Escolha do Público 2025, que irá atribuir 10 mil euros ao projecto mais votado entre os distinguidos deste ano. A votação decorre online até 12 de Setembro, e todos são convidados a participar.
No total, foram submetidas 251 candidaturas elegíveis aos Prémios Europa Nostra 2025, provenientes de organizações e indivíduos de 41 países europeus. Os vencedores foram seleccionados por um júri composto por 11 especialistas em património, após uma primeira avaliação pelos Comités de Selecção.
Os projectos distinguidos serão homenageados a 13 de Outubro, durante a Cerimónia dos Prémios do Património Europeu 2025, no edifício Flagey, em Bruxelas. A cerimónia será um dos momentos altos da Cimeira Europeia do Património Cultural, que decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, e nela serão ainda anunciados os vencedores do Grande Prémio e do Prémio Escolha do Público.
Desde Abril de 2019, a Câmara Municipal de Coimbra integra a Europa Nostra enquanto organização associada, acompanhando de forma activa diversas iniciativas culturais de âmbito europeu. A Europa Nostra, presente em mais de 40 países, é a maior rede de salvaguarda do património cultural e natural da Europa, colaborando estreitamente com instituições como a União Europeia, o Conselho da Europa e a UNESCO.