A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está esta semana em destaque internacional, ao marcar presença nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Argentina, que decorrem em Buenos Aires. A convite da Embaixada de Portugal, a CIM é a convidada de honra do evento, levando até à capital argentina os sabores autênticos e o potencial enoturístico de uma das regiões mais ricas do país em património gastronómico e cultural.
A iniciativa insere-se no âmbito do projecto Coimbra Região Gastronómica, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e com financiamento do Turismo de Portugal. Dois chefs de renome da região são os rostos desta missão, encarregues de apresentar ao público argentino uma amostra do que de melhor se faz na cozinha regional, desde os vinhos aos queijos, passando pelos doces tradicionais.
Para Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, esta é uma oportunidade estratégica. “É uma honra e uma excelente oportunidade para a Região de Coimbra estar presente nestas celebrações tão significativas na Embaixada de Portugal em Buenos Aires. Acreditamos que a gastronomia é um veículo poderoso para a promoção económica, cultural e turística”, sublinhou o responsável.
Com um olhar atento ao potencial económico da acção, Emílio Torrão destacou ainda a intenção de “despertar o interesse do público argentino pela nossa identidade, história e paisagens, incentivando-os não só a descobrir o que torna a Região de Coimbra um destino de eleição para os amantes do enoturismo, mas também a reconhecer as oportunidades de negócio e investimento que estes sectores representam”.
A presença da CIM da Região de Coimbra em Buenos Aires surge assim como uma montra privilegiada para o reforço das relações culturais e económicas entre Portugal e a Argentina. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para consolidar a imagem da região como destino vibrante, autêntico e com elevado potencial para o desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Além da comitiva de Coimbra, as celebrações do Dia de Portugal em Buenos Aires contam também com a presença de representantes de Viana do Castelo e de um rancho folclórico do Alto Minho, proporcionando uma mostra rica e diversificada da cultura portuguesa contemporânea e tradicional.