A Casa do Paço da Figueira da Foz estreou, no passado dia 1 de Junho, um sistema digital de visitação assistida que a torna no primeiro monumento municipal do concelho a disponibilizar uma experiência interactiva, multissensorial e multilingue, através da plataforma ZoomGuide.
Desenvolvida por uma start-up portuguesa, a ZoomGuide é já reconhecida pela sua aplicação em prestigiados espaços culturais nacionais, como o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Queluz ou o Museu Nacional de Arqueologia. A sua chegada à Figueira da Foz assinala um novo capítulo na valorização e acessibilidade do património local, colocando a cidade na vanguarda da mediação cultural digital.
O novo sistema permite ao visitante aceder, no seu próprio telemóvel, a conteúdos históricos e interpretativos sobre o monumento, sem necessidade de instalar aplicações externas. Basta digitalizar os QR codes disponíveis nas salas ou aceder directamente ao endereço https://zoomguide.app/attraction/131?searchMode=list_search. O áudio-guia está disponível em seis línguas — português, inglês, francês, alemão, italiano e japonês — e permite uma visita autónoma, informada e acessível, reforçando a dimensão inclusiva da experiência.
A Sala dos Cavaleiros, espaço que acolhe o mais vasto conjunto de azulejos holandeses de figura avulsa com temática heroica da Europa do século XVIII, foi a escolhida para dar início a esta transformação. A leitura dos códigos directamente junto das peças possibilita uma identificação imediata e contextualização das obras, enriquecendo o percurso expositivo.
Este é apenas o primeiro passo de um projecto mais amplo. A implementação progressiva do ZoomGuide nas restantes salas da Casa do Paço já está em curso, prevendo-se igualmente a extensão do sistema a outros monumentos tutelados pela Divisão de Monumentos Históricos do Município, nomeadamente o Mosteiro de Santa Maria de Seiça e o Paço de Maiorca.