Coimbra  1 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nova associação em Montemor-o-Velho quer promover o Fado e criar escola de música

31 de Maio 2025 Jornal Campeão: Nova associação em Montemor-o-Velho quer promover o Fado e criar escola de música

A Associação Cultural e Recreativa Bora Lá ao Fado, criada este ano em Montemor-o-Velho, pretende dinamizar uma escola de música para todas as idades, concertos e ‘workshops’, contando já com 120 sócios.

A entidade, formada em Março de 2025, com sede na freguesia de Liceia, concelho de Montemor-o-Velho, nasceu “através de um grupo de amigos ligados à música, nomeadamente ao Fado”, contou hoje à agência Lusa um dos fundadores, Cesário Rama.

Entre as propostas da Associação, que procura promover, valorizar e divulgar o Fado enquanto património cultural português, estão concertos de Fado ao vivo, ‘workshops’ e encontros.

Uma das iniciativas previstas é a criação de uma escola de música, que ocupe o tempo dos mais jovens e dos seniores com aulas de canto ou de instrumentos, como a guitarra e a viola.

As lições não serão restritas ao Fado, porquê “há pessoas formadas e preparadas” para darem segmento a diferentes estilos musicais, realçou o também presidente da direcção.

Segundo Cesário Rama, o intuito é avançar com a escola, bem como com outras iniciativas, quando conseguirem um espaço para a Associação, que já submeteu o pedido à Junta de Freguesia de Liceia e à Câmara de Montemor-o-Velho, embora ainda não tenha obtido resposta.

“O objectivo fundamental seria criar um espaço, onde pudéssemos juntar o pessoal ligado a esta arte [do Fado] e onde pudéssemos vivê-la, partilhá-la e, simultaneamente, ensiná-la”, explicou.

Até o momento, outros locais têm acolhido actividades da Associação, como encontros de fadistas, estando já agendado um primeiro festival, intitulado “Cerveja artesanal do Fado e porco no espeto”, na Associação de Ferreira-a-Nova, na Figueira da Foz (distrito de Coimbra), no dia 7 de Junho.

Com um valor de 12 euros para os sócios e de 15 euros para os não sócios, este será um jantar com entradas, pratos de carnes e sobremesas.

Entre as propostas para 2025, a Associação Cultural e Recreativa Bora Lá ao Fado tem já preparado um evento a nível de concelho, com fadistas de todas as freguesias, e outro a nível nacional, ambos agendados para o final do ano.

Actualmente, a entidade conta com aproximadamente 120 sócios e nove membros nos órgãos sociais (três na direcção, três no conselho fiscal e três na assembleia).