Coimbra  5 de Dezembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nova sede da Ordem dos Médicos do Centro vai avançar na Solum em Coimbra

19 de Maio 2025 Jornal Campeão: Nova sede da Ordem dos Médicos do Centro vai avançar na Solum em Coimbra

 

Luís Silva, Anabela Pereira, Manuel Teixeira Veríssimo, Inês Rosendo e Henrique Cabral, a equipa directiva que se recandidata à SRCOM

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vai ter uma nova sede em Coimbra, a qual ficará na Quinta do Casal da Eira, na Solum (perto do Supercor e a rotunda das Palmeiras), em Coimbra.

O espaço, com uma área de 6 mil m2, foi adquirido por 2,250 milhões de euros, sendo o próximo passo a recuperação do palacete para os serviços administrativos e a construção de auditório, salas multifuncionais, Clube Médico com restaurante e bar, estacionamento e arranjos dos jardins.

A novidade foi transmitida, esta segunda-feira, pelo Professor Manuel Teixeira Veríssimo na apresentação da sua recandidatura à presidência da SRCOM, nas eleições quer irão decorrer entre 29 de Maio e 3 de Junho, para um mandato de quatro anos.

Liderando a lista única que se apresenta ao acto eleitoral, Manuel Teixeira Veríssimo deu conta que espera ter a nova sede concluída no decurso do novo mandato. A sede actual da SRCOM, na Avenida Afonso Henriques, irá ser transformada em residência temporária para médicos, com até 22 quartos, onde os clínicos poderão permanecer em períodos que tenham de estar em Coimbra para formação.

Ao apresentar-se para as próximas eleições, Manuel Teixeira Veríssimo sublinhou que dos 61 membros das listas dos actuais órgãos da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, apenas sete não continuam, por motivos justificados. Esta recandidatura, justifica, “reflecte estabilidade, coesão e vontade de fazer mais”, com uma “equipa coesa, motivada e preparada para continuar a servir a causa da defesa da qualidade da saúde prestada à população”.

 

Ser médico hoje e o futuro

 

“Temos a consciência de que fizemos o nosso melhor, mas também sentimos a responsabilidade e o entusiasmo de querer fazer mais e, por isso, recandidatamo-nos com os objectivos claros de aperfeiçoar projectos em curso, concluir iniciativas já iniciadas e lançar novos projectos com impacto” – declara Manuel Teixeira Veríssimo.

Esta recandidatura tem o lema “Ser médico hoje, um desafio para o futuro”, explicando que “pretende enfatizar as actuais exigências decorrentes da evolução científica e social, bem como as dificuldades organizacionais da saúde, com que a classe se debate e que tem repercussões no presente e no futuro”.

Segundo Manuel Teixeira Veríssimo, “a saúde em Portugal atravessa actualmente uma fase de grande instabilidade, havendo urgente necessidade de promover medidas conjunturais e reformas estruturais”. “Este é um trabalho que cabe ao Ministério da Saúde, mas que necessita da cooperação das várias estruturas profissionais da saúde, nomeadamente da Ordem dos Médicos”, acrescenta.

A candidatura propõe um programa de acção com seis compromissos: Defesa da qualidade da saúde; Defesa da qualidade da formação; Defesa das carreiras médicas; Afirmação da liderança médica; Medidas de suporte ao desenvolvimento dos pontos enunciados.