Coimbra  19 de Janeiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Apagão: Rede reposta a 100% e normalizada – E-Redes

29 de Abril 2025 Jornal Campeão: Apagão: Rede reposta a 100% e normalizada – E-Redes

 

O operador de rede de distribuição de electricidade E-Redes garantiu hoje que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

Numa informação enviada à agência Lusa pelas 7h45, a empresa explica que, após o apagão que afectou a Península Ibérica e parte do território francês desde a manhã de segunda-feira, a religação da rede foi feita em cascata (alta, média e baixa tensão) e que foi possível recuperar mais depressa o fornecimento de energia “fruto da gestão integrada da rede nos vários níveis de tensão. Temos a rede reposta a 100% e normalizada”.

O presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto, citado na informação, explica que a E-Redes, em colaboração com o Operador de Rede de Transporte (REN) “colocou em acção o Plano Operacional de Actuação em Crise, no estado máximo de Emergência, face aos problemas que afetaram a rede eléctrica nacional às 11h30 de segunda-feira, 28 de Abril, com o objectivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível para todos os clientes”.

Também numa informação divulgada ao início da manhã de hoje, a REN – Redes Energéticas Nacionais garantiu que a rede de energia está “perfeitamente estabilizada” e que pouco antes das 23h30 de segunda-feira já tinham sido repostas todas as subestações, depois do “evento absolutamente excepcional”, com origem externa, que se verificou às 11h33 de segunda-feira.

A REN é a empresa responsável por garantir o transporte de electricidade e de gás, a gestão técnica global do Sistema Eléctrico e do Sistema de Gás, assim como a recepção, armazenamento e regaseificação de Gás Natural Liquefeito e o armazenamento subterrâneo de gás natural.

O apagão afectou em Portugal Continental todos os 6,5 milhões de consumidores de electricidade.