A “Montra das Artes & Ofícios” regressa à Baixa de Coimbra no próximo domingo, 13 de Abril, entre as 9h00 e as 19h00, com a presença de 21 expositores. Esta iniciativa anual tem como objectivo divulgar o património material e imaterial da cidade e da região, através de uma mostra de trabalhos ao vivo. Na sua edição de Abril, o evento ocorrerá uma semana mais cedo, devido à coincidência com o Dia de Páscoa no terceiro domingo do mês.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar as tradições artesanais, bem como criações artísticas contemporâneas, com destaque para áreas como cerâmica, tecelagem, tanoaria e outros trabalhos manuais. A loiça de Coimbra, as rendas de filé, os utensílios em madeira e couro, e a ilustração serão algumas das áreas representadas, combinando a tradição com técnicas modernas e materiais sustentáveis.
Além das exposições, o evento contará com momentos de animação musical, com a participação de dois grupos de concertinas, uma tuna académica e um grupo de capoeira. O Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara abrirá o programa, às 11h00, seguido pela Tuna Feminina da Universidade de Coimbra (As Fans), às 12h00. À tarde, o Grupo de Concertinas Os Sempre na Paródia de Coimbra se apresenta às 15h00, seguido pelo Grupo de Capoeira Muzenza, a partir das 16h30.
A edição de Abril será também uma oportunidade para as associações locais mostrarem a diversidade da actividade cultural da cidade, com a participação das organizações culturais da região. A “Montra das Artes & Ofícios” é uma iniciativa promovida pelo Município de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa e Coimbra (APBC), a CoimbraMaisFuturo e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).
O evento tem a sua próxima edição marcada para o dia 18 de Maio, continuando a celebração da arte e do património da cidade.