Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede dá a conhecer o seu património industrial em iniciativa nacional

11 de Abril 2025 Jornal Campeão: Cantanhede dá a conhecer o seu património industrial em iniciativa nacional

O Município de Cantanhede associou-se, uma vez mais, à Rede Portuguesa do Turismo Industrial, integrando a quarta edição da acção nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre até 19 de Abril em várias regiões do país.

Nos dias 11 e 13 de Abril, será possível visitar o Centro de Interpretação de Arte-Xávega (CIAX), onde terão lugar visitas guiadas que exploram o universo da pesca artesanal local, através da exibição de artefactos históricos e utensílios. A visita é enriquecida por uma projecção multimédia sobre a rebentação das ondas e culmina com um workshop orientado pelo artesão Licínio Oliveira, dedicado à reconstrução dos tradicionais Palheiros da Tocha, estruturas emblemáticas da costa local.

A Adega de Cantanhede abre também as suas portas nos dias 11 e 16 de Abril, proporcionando visitas guiadas aos espaços de produção, nomeadamente à cave de espumantes, ao parque de barricas e à zona de remuage e dégorgement. Os participantes poderão conhecer em detalhe o processo de vinificação, finalizando com uma prova de três vinhos distintos – espumante, tinto e branco – e, eventualmente, adquirir os produtos na loja da adega.

Já no dia 12 de Abril, o Museu LOAD ZX irá apresentar o sistema informático TENET, desenvolvido pela empresa TIMEX Portugal em 1986 para fins educativos. A sessão incluirá uma demonstração do sistema, a exibição de um documentário sobre o processo de restauro conduzido pelo museu ao longo de dois anos, e um espaço de perguntas e respostas com os responsáveis pelo projecto.

A participação nas actividades requer inscrição prévia, que pode ser efectuada online através do seguinte formulário: https://forms.gle/6K73W7nP1BZCdSKz6.