Coimbra  17 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra reconhece as melhores ideias de negócio

10 de Abril 2025 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra reconhece as melhores ideias de negócio

Os vencedores da edição de 2025 do Concurso de Ideias de Negócio Arrisca C, organizado pela Universidade de Coimbra (UC) em parceria com o Ecossistema Regional de Inovação INOVC+, e com o apoio do Programa Regional do Centro – Centro 2030, foram anunciados na quarta-feira, dia 9, numa cerimónia realizada no Student Hub da UC.

Os projectos premiados foram distinguidos com um total de 50.000 euros em prémios monetários e apoio ao desenvolvimento, nas categorias de Inovação, Inovação Júnior, Inovação Social e Inovação Sustentável.

Na categoria Inovação, destinada a ideias de negócio inovadoras ainda em fase de concepção ou projecto, o primeiro lugar, com um prémio de 5.000 euros, foi atribuído ao projecto “COROeditor – Terapia genética para a Coroideremia”, de Lino da Silva Ferreira, Rafaela Ferrão, Andreia Marques, Carolina Santos e Susana Simões. O segundo lugar (3.000 euros) foi para o projecto “PulseHD: Uma abordagem inovadora para identificar a disfunção do acesso vascular em pacientes em hemodiálise”, de Luís Rodrigues, José Queirós e João Marcos. O terceiro lugar (1.000 euros) foi conquistado pelo projecto “Diagnóstico de Encefalites Autoimunes com recurso a neurónios humanos”, de Maria Luísa Amado, Ana Luísa Monteiro de Carvalho e Maria Ester Coutinho.

Na categoria Inovação Júnior, destinada a alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, o primeiro lugar, com um prémio de 1.000 euros, foi atribuído ao projecto “PoliCurt”, desenvolvido por José Fradique, Guilherme Vieira, João Miguel e Martim Duarte, que visa dar nova vida aos subprodutos de curtumes através da criação de biopolímeros sustentáveis. O segundo lugar (750 euros) foi para o projecto “Thryve”, de Mónica Alexandre Lima, Gabriela Fonseca, Valério Tomé, Rafael Duarte, Maria Inês Reis e Raquel Figueiral, uma aplicação para promover a reconexão com o meio ambiente e reduzir o uso excessivo de dispositivos digitais. O terceiro lugar (250 euros) foi para o projecto “Pastilha RelaxaBio”, de Carla Borges, Ana Rita Fernandes e Matilde Paixão, uma pastilha para ajudar no controlo da ansiedade.

Na categoria Inovação Social, dedicada a iniciativas de inovação e empreendedorismo social, o primeiro lugar (4.000 euros) foi para o projecto “BARAD – Pioneira da Terceira Revolução Global em Wellness: Da Exposição UV ao Controlo Solar”, de Ricardo Braz, Rui Ventura e Luís Gaspar. O segundo lugar (2.000 euros) foi para “Femme – App FemTech especializada na peri-menopausa e na menopausa”, de Maria Rodrigues, Ana Rita Paiva e Flávia Novaes. O terceiro lugar (1.000 euros) foi atribuído ao projecto “Freguesia + Segura”, de Andreia Rodrigues e Aldina Santiago, que visa implementar programas de prevenção e preparação para incêndios rurais e outros riscos naturais.

Finalmente, na categoria Inovação Sustentável, o primeiro lugar (4.000 euros) foi para o projecto “Trovador”, de Marta Bernardino e Sebastião Mendonça. O segundo lugar (2.000 euros) foi para “BioTapResin”, de Nalin Borges e Inês Farias, e o terceiro lugar (1.000 euros) para “SQUALIVE”, de Diana Gomes e Pedro Ferreira.

Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo e presidente do júri do Arrisca C 2025, destacou no encerramento da cerimónia: “Hoje celebramos quem saiu da ideia para a acção. Parabenizo todos os que submeteram as suas ideias de negócio e desejo os maiores sucessos aos premiados”.

Por sua vez, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, sublinhou no seu discurso de abertura a relevância do Arrisca C: “O Arrisca C é uma iniciativa que fala por si: vai na 13.ª edição em 17 anos, permitiu dar o primeiro passo a muitos empreendedores e, tendo começado como uma iniciativa de Coimbra, já criou raízes e ganhou o seu espaço a nível nacional”.

Além dos prémios monetários, os projectos finalistas irão receber apoios para a incubação física ou virtual, acesso a programas, eventos, cursos, e apoio em áreas como inovação, marketing, internacionalização, capital de risco, entre outras.