O presidente da Junta de São Miguel de Poiares, João Feteira, renunciou à candidatura pelo PS à Câmara de Vila Nova de Poiares por motivos de saúde, afirmou a Concelhia socialista.
João Feteira, que tinha sido confirmado em Março como o candidato do PS àquela Câmara, comunicou na segunda-feira à Concelhia socialista a sua renúncia por “um problema de saúde que se agravou nos últimos dias”, disse à agência Lusa o presidente da estrutura local do partido, Telmo Ferreira.
“O João não tem condições físicas neste momento para prosseguir e fazer uma campanha como requer umas autárquicas”, acrescentou.
Telmo Ferreira vincou que a concelhia e o PS estão “inteiramente solidários” com João Feteira, considerando que “o mais importante é a sua saúde”.
João Feteira, de 55 anos, é presidente de Junta de São Miguel de Poiares desde 2017, integrou os executivos da mesma Junta entre 2009 e 2017, e era o nome escolhido pelos socialistas para procurar suceder a João Miguel Henriques, actual presidente da Câmara eleito pelo PS, que está no seu terceiro e último mandato.
Na comunicação enviada à Concelhia, João Feteira afirmou que, quando aceitou ser o candidato do PS à Câmara de Vila Nova de Poiares, encontrava-se “numa fase estável”.
“Tratou-se de uma decisão reflectida, tomada em consciência e validada pela equipa médica que me acompanha. Sentia-me muito motivado e nas minhas plenas capacidades para servir a população do meu concelho e entregar toda a minha energia e experiência ao contínuo desenvolvimento do município. Nos últimos dias, subitamente, fui abalado/confrontado por uma recaída do meu estado de saúde, relacionada com a resposta ao tratamento que faço no quotidiano”, explicou.
Para João Feteira, perante tal “inesperada situação”, não estavam reunidas as condições necessárias para assumir a candidatura.
Segundo Telmo Ferreira, a concelhia socialista irá agora “calma e serenamente encontrar uma solução”. “Não temos uma data definida, mas, dado os quadros que temos, vamos encontrar uma solução ganhadora, que é o que pretendemos para as autárquicas de 2025”, disse, salientando que, neste momento, o foco da Concelhia é no “apoio e solidariedade” com João Feteira.