Coimbra  17 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bloco de Esquerda quer recuperar deputado por Coimbra

8 de Abril 2025 Jornal Campeão: Bloco de Esquerda quer recuperar deputado por Coimbra

Ana Carolina Gomes, Miguel Cardina, António Ferreira e Eduardo Figueiredo

Recuperar a representação parlamentar pelo distrito de Coimbra, que o Bloco de Esquerda já teve em 2009, 2015 e 2019, é um dos objectivos desta força política para as próximas eleições legislativas.

Miguel Cardina, cabeça-de-lista dos candidatos a deputados do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo de Coimbra, deu a conhecer esta terça-feira as linhas essenciais que vão apresentar aos eleitores e a campanha “centrada em respostas concretas para ‘mudar de vida’ e responder aos anseios da maioria da população”.

“De há um ano para cá, em Coimbra e no país, a saúde está pior, as casas estão mais caras, o país está mais desigual”, refere o historiador Miguel Cardina, apontando outro foco do BE, o trabalho por turnos, sustentando que é preciso “valorizar e dignificar as centenas de milhares de pessoas que têm regimes de trabalho penosos e os afastam das famílias”.

A crise habitacional está entre as preocupações do BE, considerando que “exige-se combater a especulação imobiliária e ciar mecanismos que impeçam o escalar continuado dos preços das casas”, com o Bloco a apelar aos valores de esquerda, “num momento em que o país e o mundo guinam à direita”.

Já o mandatário, António Ferreira, apresentou a ideia que de “não somos livres”, mas “reféns da pobreza, da especulação, do medo, do ódio e da intolerância”, enquanto a candidata Ana Carolina Gomes pegou no tema da habitação para referir que Coimbra “é o quarto município com mais casas vazias, com mais de 15 imóveis desocupados”, e onde, em apenas um ano, os preços das casas “aumentaram 8% e o preço médio do metro quadrado foi de 1.918 euros”. A rematar, o candidato Eduardo Figueiredo, declarou que “no pais das direitas, ser-se pessoa tem um preço, que muitos não podem pagar”.

A lista do BE pelo distrito de Coimbra tem como efectivos: Miguel Cardina (47 anos, historiador); Mariana Rodrigues (29 anos, jurista); Eduardo Figueiredo (29 anos, docente universitário); Ana Carolina Gomes (35 anos, antropóloga); Pedro Jorge (55 anos, professor); Gisela Martins (43 anos, directora de compras e responsável ambiental); Alexandre Sousa Carvalho (39 anos, investigador), Catarina Vitorino (30 anos, psicóloga); João Santo (61 anos, professor).

 

LEGENDA

Ana Carolina Gomes, Miguel Cardina, António Ferreira e Eduardo Figueiredo