Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital inicia gestão de combustível em novos Condomínios de Aldeia

7 de Abril 2025 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital inicia gestão de combustível em novos Condomínios de Aldeia

O Município de Oliveira do Hospital vai dar início aos trabalhos de gestão de combustível em cinco novos Condomínios de Aldeia, localizados nas freguesias de Andorinha, Avô, Lourosa-Pombal, Póvoa de São Cosme e Senhor das Almas. Este projecto faz parte de um investimento de aproximadamente 423 mil euros e abrange uma área total de 172,8 hectares em nove freguesias do concelho. O objectivo principal é aumentar a resiliência das aldeias situadas em territórios florestais vulneráveis e implementar medidas para reduzir o risco de incêndios.

A execução das intervenções inclui a limpeza de faixas de gestão de combustíveis e resulta de uma candidatura da Câmara Municipal ao Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Este conjunto de novos projectos junta-se aos seis Condomínios de Aldeia já existentes, que foram implementados nas localidades de Gramaça, Parceiro, Pedras Ruivas, Ponte das Três Entradas, Póvoa das Quartas e Merujais, sendo um deles parte do projecto “Condomínio Verde”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, destaca a importância destas acções, que, além de protegerem as aldeias, contribuem para a valorização do território. O autarca avança ainda que, além dos 15 Condomínios de Aldeia já mencionados, existem outros sete projectos candidatados, aguardando aprovação, num investimento global estimado em 900 mil euros para um total de 21 Condomínios de Aldeia nas 16 freguesias do concelho.

Com o programa “Condomínios de Aldeia”, Oliveira do Hospital aposta na valorização das suas aldeias, tornando-as mais seguras, protegidas e preparadas para o futuro. O autarca sublinha também o impacto positivo nas aldeias a nível paisagístico, urbanístico e nos seus activos naturais, patrimoniais e culturais.

Além disso, os Condomínios de Aldeia incentivam os proprietários a manterem os seus terrenos limpos e ocupados de forma rentável, promovendo uma utilização sustentável do solo e com forte envolvimento da comunidade local. Estes projectos têm uma componente participativa que visa o desenvolvimento económico sustentável das localidades.

José Francisco Rolo acrescenta que Oliveira do Hospital é um dos municípios portugueses com mais Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). Com oito AIGPs financiadas e prontas para iniciar, o investimento total atinge cerca de 13,5 milhões de euros, com apoio previsto para 20 anos, cifrando-se em 18 milhões de euros.

O autarca conclui, afirmando que o Município tem mostrado uma grande capacidade de negociação e tem conseguido captar fundos comunitários para resolver os problemas relacionados com a floresta, evidenciando o compromisso da autarquia com a sustentabilidade e a segurança do território.