O município de Arganil vai promover, no dia 17, a partir das 14h00, a realização de um workshop, no Posto de Turismo desta Aldeia Histórica, através do qual vai ser possível recriar as típicas e muito características “Cruzes do Piódão”.
Esta actividade tem o intuito de sensibilizar e discutir as relações entre património material e imaterial, destacando o contexto da aldeia, o seu enquadramento patrimonial e o respectivo processo de reclassificação para Monumento Nacional, para além de, naturalmente, abordar a história por trás das míticas cruzes que adornam o aro das portas desta aldeia presépio.
A temática do workshop surge na mesma altura em que os pequenos paus de que são feitas as cruzes, vão a benzer em ramos, no denominado Domingo de Ramos, para que depois cumpram a sua missão de proteger as casas contra as trovoadas.
As inscrições para participar neste workshop estão limitadas a um total de 30 participantes e embora gratuitas, devem ser efectivadas através do e-mail turismo.arganil@cm-arganil.pt ou do número de telefone 235 200 137.