Coimbra  18 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Técnicos Auxiliares de Saúde da ULS Baixo Mondego recebem reconhecimento pelo IEFP

4 de Abril 2025 Jornal Campeão: Técnicos Auxiliares de Saúde da ULS Baixo Mondego recebem reconhecimento pelo IEFP

Na tarde de 3 de Abril, a Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULS Baixo Mondego) acolheu a cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos adultos que completaram o primeiro grupo do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na área de Técnico/a Auxiliar de Saúde, de Nível 4. A formação foi realizada nas instalações do Hospital Distrital da Figueira da Foz e contou com a participação de 27 profissionais.

Durante a sessão, foram reconhecidos como “Técnico/a Auxiliar de Saúde” 27 participantes, dos quais seis eram profissionais de outras instituições, nomeadamente da ULS Coimbra – Rovisco Pais e da Câmara Municipal da Figueira da Foz – Centro de Saúde. Estes profissionais realizaram o Processo RVCC em conjunto com o restante grupo, no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

O/a Técnico/a Auxiliar de Saúde desempenha funções essenciais na prestação de cuidados de saúde aos utentes, incluindo a recolha e transporte de amostras biológicas, limpeza e higienização de espaços e equipamentos, apoio logístico e administrativo nos serviços de saúde, sempre sob a supervisão dos profissionais de saúde.

O Processo RVCC teve uma carga horária de cerca de 115 horas presenciais e foi realizado em horário pós-laboral, permitindo que os participantes conciliassem a formação com as suas actividades profissionais.

A cerimónia contou com a presença do Enfermeiro Director da ULS Baixo Mondego, Rui Miguel Cruz, que parabenizou os formandos pela sua conquista e pelo esforço demonstrado ao longo do processo. Rui Miguel Cruz destacou a excelência da formação e reafirmou o compromisso da ULS Baixo Mondego em apoiar todas as iniciativas que promovam a qualificação dos seus profissionais.

António Costa, Delegado Regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), também esteve presente e congratulou os formandos pela conclusão com sucesso de um processo exigente que envolveu um grande esforço na conciliação da vida profissional e pessoal.