Coimbra  17 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ponte de Mucela em Vila Nova de Poiares volta a ser palco da luta contra as Invasões Francesas

4 de Abril 2025 Jornal Campeão: Ponte de Mucela em Vila Nova de Poiares volta a ser palco da luta contra as Invasões Francesas

No próximo domingo, 6 de Abril, a Ponte de Mucela, em Vila Nova de Poiares, será o cenário da II Recriação Histórica das Guerras Peninsulares, um evento que visa reviver um momento decisivo da história de Portugal e da Europa, celebrando o 214.º aniversário da resistência à invasão francesa na Freguesia das Lavegadas.

As celebrações terão início pelas 10h00 com a cerimónia de hastear da Bandeira, na sede da Junta de Freguesia de Lavegadas, em Igreja Nova. A partir das 11h00, as tasquinhas estarão abertas ao público, acompanhadas de um desfile militar. O ponto alto das festividades ocorrerá às 15h00, com a recriação histórica junto às margens do rio Alva, onde, em 1811, a ponte foi parcialmente destruída pelas tropas portuguesas para dificultar a fuga dos comandados pelo General Massena.

Loide Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas e responsável pela organização do evento, sublinhou a importância de homenagear aqueles que combateram pela nação e transmitir esta memória às novas gerações, para que não se perca no tempo.

João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, também destacou a relevância deste evento, recordando a recente assinatura do protocolo para a criação do Roteiro das Invasões Napoleónicas, no qual o município se inclui. “Esta recriação é fundamental para atrair turistas, em especial os interessados em turismo cultural e história militar, ao mesmo tempo que preservamos a nossa identidade histórica e promovemos o turismo”, afirmou.

Esta segunda edição da recriação histórica promete ser um marco de valorização da memória histórica, com encenações que retratam episódios marcantes da época. A iniciativa, com entrada livre, destina-se a todas as idades e contará com animação de rua, com a participação dos Gaiteiros Rainha Santa e da Associação Filarmónica Serpinense. Os visitantes poderão ainda adquirir produtos regionais e artesanais, como pão com chouriço, folares, broas e enchidos, entre outros.