Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz lança inquérito para conhecer hábitos culturais da população

3 de Abril 2025 Jornal Campeão: Figueira da Foz lança inquérito para conhecer hábitos culturais da população

A Câmara Municipal da Figueira da Foz inicia hoje, 3 de Abril, um inquérito destinado a conhecer os hábitos culturais da população, com o objectivo de recolher dados essenciais para o desenvolvimento do Plano Estratégico Municipal de Cultura e Educação. A iniciativa decorrerá até ao final deste mês e visa envolver a comunidade local na construção de um plano de acção que promova a cultura e a educação no concelho.

O inquérito busca informações detalhadas para optimizar as políticas culturais e educacionais, garantindo que sejam socialmente relevantes e estatisticamente representativas. A recolha de dados será essencial para ajustar o planeamento estratégico da cidade, envolvendo não apenas os munícipes, mas também os responsáveis pela actividade cultural local.

O estudo abordará diversas áreas, incluindo o consumo cultural na Internet, as práticas de leitura, a utilização de equipamentos culturais municipais e a participação em eventos como cinema, concertos, espectáculos ao vivo, festivais e festas locais. Além disso, o inquérito também investigará o envolvimento da população em actividades artísticas amadoras e os factores que influenciam a participação cultural, com o intuito de melhorar a atracção e fidelização do público.

A sondagem está a cargo das divisões municipais de Biblioteca e Arquivos, Educação, Acção Social e Saúde, e Serviço de Colectividades, Juventude e Desporto. O público-alvo inclui jovens entre os 14 e os 20 anos, a comunidade em geral, instituições de solidariedade social, colectividades, associações e outros agentes culturais.

O inquérito dirigido à comunidade será realizado através de um formulário online, de participação voluntária e anónima, enquanto os restantes questionários serão aplicados directamente aos grupos-alvo, com o apoio das Divisões e Serviços municipais.

O Plano Estratégico Municipal de Cultura e Educação é um documento fundamental para a implementação de políticas públicas que promovam o acesso à cultura e à educação em todo o concelho.