O Município de Tábua vai investir 200 mil euros na implementação de sete novos Condomínios de Aldeia, iniciativa que visa aumentar a resiliência das comunidades locais face aos incêndios rurais. A informação foi confirmada por fonte camarária, destacando o impacto positivo do projecto na protecção das populações e na gestão sustentável do território.
Actualmente, três projectos já estão em execução em Tábua, nomeadamente nas aldeias de Fontão, Senhor da Serra e São João da Boa Vista, este último desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Com a nova intervenção, serão abrangidas cinco freguesias do concelho.
O investimento, direccionado para a gestão integrada e sustentável das áreas florestais e rurais, incidirá sobre as localidades de Vale de Gaios, Santo Amaro e Vila do Mato (Midões), Vale de Ovelha (Carapinha), Mancelos-Barrosa (Tábua), Santo Antão (Sinde) e Covas (União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha), abrangendo uma área total de 136 hectares. As intervenções incluirão controlo de espécies invasoras, reflorestação e recuperação de povoamentos com espécies autóctones, bem como a respectiva manutenção durante cinco anos.
Ricardo Cruz, presidente da Câmara de Tábua, refere outras medidas implementadas pela autarquia para reforçar a segurança das aldeias, como a criação de um centro municipal de Protecção Civil, o aumento das equipas de intervenção permanente dos bombeiros e a promoção de campanhas de sensibilização para a limpeza de terrenos.
A sessão de apresentação dos sete novos Condomínios de Aldeia está agendada para sexta-feira, às 10h00, nos Paços do Município.