Pombal transporta-se para a Idade Média no próximo fim-de-semana, entre os dias 4 e 6 de Abril, para homenagear D. Gualdim Pais, Mestre Templário e um dos maiores nomes das Artes da Guerra. O Mercado Medieval promete transformar a cidade num cenário medieval, oferecendo uma programação diversificada para todas as idades.
Durante três dias, mais de 60 participantes, entre artesãos, regatões, mercadores e taberneiros, vão criar uma verdadeira imersão na história medieval, com actividades que incluem apresentações musicais, danças, teatro e demonstrações de ofícios antigos. O evento promete encantar os visitantes com uma experiência única de alquimia, saberes e sabores da época.
O programa começa na sexta-feira, dia 4 de Abril, às 10h00, com um desfile de Infantes pelas ruas da cidade, com a participação de mais de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, que irão realizar teatralizações, danças, música e pregões. Às 16h00, terá lugar a abertura oficial do Mercado Medieval com a presença encenada de D. Gualdim Pais e os seus Homens de Armas. À noite, às 22h30, será realizado o espectáculo “Torre de Fogo” no Palco D. Gualdim Pais.
No sábado, dia 5, o destaque será às 16h30 com a conversa “O Riso dos Trovadores”, com Graça Videira Lopes. Pelas 17h30, no Palco D. Gualdim Pais, ocorrerá a Ordenação de Noviços, e às 22h30, o espectáculo “Torre de Fogo” volta a encantar os presentes.
O programa do domingo, dia 7, começa às 18h30 com uma nova Ordenação de Noviços, e à noite, às 21h00, será a vez do espectáculo de fogo “Flama” – Malatitsch, no Palco D. Gualdim Pais.
Este ano, o Mercado Medieval de Pombal traz novidades, como as visitas guiadas ao Castelo de Pombal, uma oportunidade única de explorar a história local. As inscrições para as visitas guiadas podem ser feitas através do correio electrónico turismo@cm-pombal.pt. Outra grande novidade é a Ordenação de Noviços, que permitirá aos participantes vivenciarem a experiência de se tornarem cavaleiros templários, com acções de capacitação e iniciação durante o evento.
Além disso, os visitantes poderão alugar Trajes Medievais e sentir-se parte integrante da história. Para facilitar a deslocação, o Município de Pombal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais (Adilpom), disponibiliza um serviço gratuito de transporte público entre o centro da cidade e o Castelo.
O Mercado Medieval de Pombal é, sem dúvida, um evento imperdível para quem deseja reviver a época medieval, conhecer mais sobre a figura histórica de D. Gualdim Pais e desfrutar de momentos inesquecíveis com a família e amigos, numa celebração da história, cultura e tradições.