Coimbra  17 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital lança iniciativas estratégicas para o desenvolvimento social

2 de Abril 2025 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital lança iniciativas estratégicas para o desenvolvimento social

Oliveira do Hospital voltou a implementar o projecto CLDS 5G – Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G, com o Município de Oliveira do Hospital como entidade promotora, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), sediada em Meruge, como coordenadora e executora, e o Instituto da Segurança Social como financiador.

O projecto foi apresentado publicamente no início desta semana, com o objectivo de apresentar as acções estratégicas que serão desenvolvidas ao longo dos próximos quatro anos. As iniciativas têm como foco principal o combate à exclusão social e o apoio aos grupos vulneráveis, além de fomentar o desenvolvimento local e melhorar as condições de vida da comunidade.

José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, saudou o prosseguimento deste projecto, destacando a importância de “actuar no terreno com uma equipa com experiência e motivação para estar próxima das pessoas, especialmente os cidadãos mais vulneráveis”. O autarca afirmou que o CLDS 5G reforça a rede social do concelho, complementando a actuação de outros programas como o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e o Radar Social.

O presidente da Câmara recordou a importância do CLDS ao longo dos últimos quinze anos, mencionando marcos significativos como a criação da Mostra da Nossa Terra e a Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI). “Hoje temos mais e melhor Ação Social, com respostas mais próximas das pessoas e uma intervenção comunitária mais eficaz, graças a estas intervenções anteriores”, afirmou.

O novo ciclo de intervenção, alinhado com a revisão do Diagnóstico Social de Oliveira do Hospital, realizado em Setembro de 2024, tem como objectivo dar resposta a novas necessidades do território, como a integração de migrantes. “A capacitação e integração são essenciais para evitar a exclusão e discriminação, garantindo que todos possam desenvolver o seu projecto de vida de forma digna e produtiva”, destacou o autarca.

A vereadora da Acção Social e Inclusão, Graça Brito, também esteve presente na sessão e parabenizou a equipa que iniciará este importante desafio na área social, reconhecendo as acções anteriores como bem-sucedidas e acolhidas positivamente pela comunidade.

João Abreu, presidente da ADSCVC, expressou a sua gratidão ao Município de Oliveira do Hospital pela confiança depositada na Associação, garantindo que a equipa, com sua experiência e capacidade, fará deste novo projecto um sucesso no concelho.

O projecto CLDS 5G, que continua a utilizar o slogan “CLDS-5G VIVER.COM Oliveira do Hospital”, está estruturado em quatro eixos de intervenção: Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação; Eixo III – Promoção do Envelhecimento Activo, Autonomia e Longevidade; Eixo IV – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e Cenários de Excepção. Ao todo, serão desenvolvidas 18 acções no âmbito do Plano de Acção, com actividades pensadas para responder às necessidades do território e em estreita colaboração com as entidades locais.

Elsa Agostinho, coordenadora da equipa técnica, apresentou os detalhes do projecto, que contará com a colaboração de Paula Ferreira (animadora sociocultural), Beatriz Seabra (assistente social) e Carla Carvalho (técnica superior).