A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) passou a integrar a Universidade de Coimbra (UC) como unidade orgânica de ensino e investigação, tornando-se a primeira com natureza de ensino politécnico a fazer parte da instituição.
Esta alteração, em vigor desde 1 de Abril de 2025, resulta de uma modificação nos estatutos da Universidade de Coimbra e marca a concretização de um objectivo que vinha sendo discutido há pelo menos duas décadas. “É um dia especial na medida em que se concretiza uma ambição antiga, com pelo menos duas décadas. Foi um processo longo e difícil, ao longo do qual as duas instituições foram estreitando relações de que o Doutoramento em Enfermagem, ministrado em associação há três anos, cuja procura supera o número de vagas, é talvez o exemplo mais visível”, referiu um responsável pelo processo.
A partir do próximo ano lectivo, a componente lectiva da ESEnfC integrará plenamente a oferta formativa da Universidade de Coimbra. A integração administrativa e financeira está prevista para estar concluída até ao final de 2025, consolidando assim a fusão das duas entidades num novo modelo de ensino superior na cidade de Coimbra.