A tradicional celebração do Dia da Árvore e da Floresta, que assinala o início da Primavera, foi adiada este ano devido às condições meteorológicas adversas. Contudo, no dia 20 de Março, a Câmara Municipal de Mira concretizou a oferta de plantas às escolas do concelho, com o objectivo de incentivar a comunidade escolar a participar activamente na preservação do ambiente.
O evento “Vale a Pena Verde Novo”, que já celebra há 12 anos o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, aconteceu nos dias 27 e 28 de Março, e envolveu acções de plantação de pinheiros-mansos no Ribeiro da Lagoa e cerejeiras-do-Japão no Jardim do Visconde. A iniciativa contou com a colaboração das escolas, das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e da CERCI Mira.
O presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, realçou a importância deste evento, afirmando que “as acções realizadas nos últimos dias são um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. A participação das escolas, das IPSS e da CERCI Mira é fundamental para que possamos, juntos, proteger e valorizar o nosso património natural. Esta actividade é mais do que o assinalar de uma data simbólica, é uma oportunidade para educarmos as futuras gerações sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta.”
As actividades, promovidas pela Bandeira Azul (BA) e pelo Gabinete Técnico Florestal, reflectem o compromisso contínuo do Município de Mira com a recuperação de habitats naturais e o envolvimento da comunidade na protecção ambiental. Alinhadas com as práticas de anos anteriores, as acções seguem o objectivo anual da Bandeira Azul: “Restauro da Natureza”.